Audiência pública para discutir aterrro no Taboão é adiada


25/05/2011 18:09

Compartilhar:


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente adiou por 90 dias a audiência pública que discutirá o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a instalação do aterro sanitário da Queiroz Galvão no Distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes.

Único parlamentar a participar da reunião dos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), nesta terça-feira, 24/5, o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) discursou contra o empreendimento. "Parece que estamos na idade do gato, onde se faz um buraquinho e se enterra o lixo. O gato ainda é melhor porque faz por instinto, e a empresa faz por dinheiro", disse Gondim.

Dos 36 conselheiros do Consema, 30 participaram da votação, sendo que 15 votaram a favor da prorrogação, inclusive o secretário Bruno Covas. Oito votaram contra e sete se abstiveram.

Gondim, que é coordenador da Frente Parlamentar Estadual Contra a Implantação do Aterro Sanitário Regional de Mogi das Cruzes, defende alternativas modernas que causem menos impacto ao meio ambiente para o destino final do lixo. O parlamentar está organizando uma visita à Paulínia para conhecer o mecanismo da máquina batizada de tiranossauro. Tratar-se da primeira usina de lixo da América Latina que começou a operar recentemente. Esse equipamento é capaz de triturar os resíduos sólidos em pedaços de 60 milímetros. Em seguida, esse material serve como combustível para produção de energia. (ot)



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp