Assembleia lança Frente de Combate ao Crack em São Paulo


30/05/2011 20:30

Compartilhar:


O presidente da Comissão Especial de Combate ao Crack e outras Drogas da Câmara dos Deputados (Cedroga), deputado federal Reginaldo Lopes, confirmou presença nesta terça-feira, 31/5, no lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Crack na Assembleia Legislativa. Também confirmou presença a secretária da Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda, e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade lançou, durante a última Marcha de Prefeitos, em Brasília, no início deste mês, o Observatório Nacional do Crack, e deverá trazer informações sobre a situação nos municípios brasileiros. A última pesquisa da CNM mostrou que o crack avançou em 98% das cidades brasileiras. A apresentação de balanço sobre a atuação da Câmara dos deputados no combate às drogas será realizada a partir das 9h.

A Frente Parlamentar do Legislativo Paulista foi criada por iniciativa dos deputados Donisete Braga e Enio Tatto, após seminário sobre o tema, realizado em 5/4. Como resultado, também foi divulgada a Carta de São Paulo, com dez propostas, entre elas a criação de rede regionalizada e hierarquizada para enfrentar o problema, a integração das políticas envolvendo a sociedade organizada e as redes comunitárias, o financiamento tripartite das ações (União, estados e municípios), e a criação de banco de dados atualizado sobre a situação do crack e outras drogas nos municípios paulistas e brasileiros.

Foram também convidados e confirmaram a presença no lançamento da Frente o presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti, o médico da secretaria Estadual de Saúde, Wladimir Taborda, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Mauro Aranha, a coordenadora Jurídica da Aliança de Controle do Tabagismo, Clarissa Homsi, a diretora da Associação Parceria Contra Drogas, Marylin Tatton, além do presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Piratininga, Milton Lucas, que fará uma apresentação sobre a experiência da cidade no combate às drogas.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp