Deputado quer incluir Jacareí no plano de expansão da Unesp

Carlinhos Almeida quer saber se a cidade está contemplada nos estudos para criação de novos campi
30/04/2002 16:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Carlinhos Almeida (PT) cobrou da Reitoria da Unesp a confirmação de Jacareí na lista das cidades que podem receber novos campus da universidade. Os estudos que subsidiarão a definição do Programa de Expansão de Vagas da Unesp serão apresentados até o final de junho ao Conselho Universitário da instituição. Carlinhos quer garantir que os grupos de trabalho que realizam os estudos sobre onde serão criados novos campus estejam considerando o projeto apresentado por Jacareí em novembro do ano passado, em audiência entre o deputado, o prefeito Marco Aurélio e o reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade.

No dia 27 de fevereiro, o Conselho Universitário da Unesp, instância maior de decisão na universidade, aprovou por unanimidade a criação de novos campus. A Unesp também tem um compromisso com a Assembléia Legislativa para a ampliação de vagas e campus. Na definição do orçamento estadual para 2002, ela recebeu um adicional de R$ 30 milhões, dando a garantia aos deputados estaduais de que criaria 500 novas vagas e abriria novas unidades.

O principal argumento para defender a instalação da Unesp em Jacareí é estatístico. O índice de vagas de ensino superior público por habitante no Vale do Paraíba é o segundo pior do Estado, só perdendo para a região do Vale do Ribeira. Aqui existe uma vaga para cada grupo de 734 habitantes, enquanto a média estadual é de uma vaga para 427 habitantes (fonte: Seade - 1999).

Pela proposta apresentada, a Prefeitura de Jacareí apoiaria na estrutura para a instalação do campus. "Esta sempre foi uma luta da nossa comunidade, que hoje tem pouquíssimas oportunidades de acesso ao ensino superior, e ainda assim quase exclusivamente em faculdades particulares", diz o deputado Carlinhos, que vê nesta situação um paradoxo, já que a região do Vale do Paraíba é um pólo tecnológico reconhecido. "Muitas vezes a região perde a oportunidade de preencher justamente as vagas mais qualificadas, que são mais bem remuneradas, porque as empresas buscam pessoal em regiões com melhor aparato universitário".

Os grupos de trabalho criados pela Unesp para analisar a expansão apontarão: as localidades onde serão criados os novos campus, em ordem de prioridade; os possíveis cursos a serem criados; os levantamentos dos custos operacionais quanto a investimento, custeio e pessoal e reflexos, garantindo-se a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão universitária; e os indicadores de projetos pedagógicos.

Estes grupos de trabalho têm prazo de 120 dias, a contar da data da reunião do Conselho Universitário do dia 27 de fevereiro passado, para concluir seus estudos.

alesp