Deputado quer diálogo para solucionar greve do Consaúde no Vale do Ribeira


26/10/2005 10:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Os funcionários do Consórcio Regional de Saúde (Consaúde), que atende moradores de todo o Vale do Ribeira no Hospital Regional de Pariquera-Açu, em greve desde o dia 18/10, receberam o apoio do deputado Fausto Figueira (PT). O parlamentar encaminhou à Câmara Municipal da cidade, por meio do vereador Nilo Cícero de Almeida (PT), nota em que defende os direitos dos trabalhadores. A categoria reivindica reposição das perdas salariais dos últimos 10 anos, implantação de uma política de saúde do trabalhador e vale transporte. Fausto também encaminhou ofícios ao presidente do Consaúde, ao prefeito de Iguape Ariovaldo Trigo Teixeira e à superintendente do órgão Maira Carmem Botelho, pedindo a manutenção do diálogo e a busca de consenso.

"Justa remuneração e condições dignas de trabalho são direitos básicos de todo trabalhador. A saúde pública deve ser prioridade de qualquer governo, seja municipal ou estadual, e o respeito às reivindicações dos trabalhadores do setor é o mínimo que se espera das autoridades", defendeu o parlamentar na nota.

De acordo com o delegado de base do Sindicato dos Funcionários da Saúde do Estado (Sindsaúde), Calvino Benedito Costa, todas as categorias, ou seja, cerca de mil funcionários, com exceção dos médicos, aderiram à greve e estão trabalhando em operação padrão, atendendo apenas emergências. A paralisação inclui os Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), administrados pelo Consaúde, que atende vítimas de acidentes na Rodovia Pedro Taques (BR 116). "Nesta terça-feira, 25/10, das 11 horas às 13 horas, vamos mobilizar a comunidade em um ato público, na praça central de Pariquera-Açu", anunciou o sindicalista.

Em março deste ano, o Sindsaúde protocolou uma pauta de negociação com 16 itens, realizou três reuniões com a superintendência que gerencia o consórcio e não chegou a um acordo. O consórcio é administrado pelas prefeituras do Vale do Ribeira e mantido com verba pública dos governos municipais, estadual e federal. Uma das lutas do Sindsaúde é o aumento do teto para o repasse.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp