Progressão continuada é discutida com secretário da Educação

Projeto do líder da bancada do PT propõe suspensão do regime para revisão
03/05/2002 12:49

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Carlinhos Almeida, líder da bancada do PT, reuniu-se nesta quinta-feira, 2/5, com o secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, para discutir a progressão continuada. O parlamentar é autor de um projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa, propondo a suspensão do regime por um ano, para que uma comissão de alto nível promova uma revisão e, com a participação de todas as partes interessadas, apresente novas bases para o funcionamento do sistema.

O secretário declarou-se contrário à suspensão, mas admitiu ser necessária a busca de entendimento para corrigir problemas com a progressão continuada na rede estadual de ensino. Para o deputado, já foi um primeiro passo. "Até agora, enquanto estava sob o comando da professora Rose Neubauer, a secretaria era avessa ao diálogo e relutante até em admitir a necessidade de promover correções de rumo", disse o líder do PT. "Essa posição estática era muito angustiante, pois passa sob nossos olhos o dramático comprometimento do conhecimento de uma geração inteira, sem que vislumbrássemos a perspectiva de interromper esse processo autofágico."

Segundo Carlinhos, haverá novas conversas com o secretário. "Vamos buscar, em relação a essa polêmica medida, um diálogo amplo, em que tenham voz todas as partes envolvidas, através das entidades representativas dos profissionais da educação, dos alunos e dos pais", afirmou.

O sistema de progressão continuada, que já é chamado de "aprovação automática", por acabar com a repetência, virou o principal alvo das críticas de pais e professores. A imprensa noticiou vários casos de alunos que concluem o ciclo fundamental sem estar alfabetizados. No dia 25 de abril, o tema foi debatido pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, em audiência pública que reuniu, em São José dos Campos, mais de 500 pessoas.

alesp