Apoio do PT aos policiais civis em greve


13/08/2008 17:36

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) manifestou, em pronunciamento na tribuna da Assembléia, nesta quarta-feira, 13/8, a solidariedade da bancada do Partido dos Trabalhadores à greve da Polícia Civil paulista. "Quero hipotecar o apoio da bancada do PT na Assembléia às justas reivindicações dos policiais civis, que estão em greve desde as 8h desta quarta-feira", disse o deputado.

A pauta de reivindicação da Polícia Civil tem dez itens. Entre eles estão jornada de trabalho de 40 horas semanais, adicional noturno e critérios claros de promoção. Quanto ao reajuste, a categoria não definiu um percentual de aumento na medida em que a Polícia Civil, composta por 35 mil servidores, possui vários cargos, como delegados, escrivães, investigadores, papiloscopistas e carcereiros. A categoria afirma que, por estar há quase 15 anos com os salários defasados, tem hoje a pior remuneração do país.

"Por diversas vezes temos chamado a atenção do governo do Estado, o mais rico do Brasil, para o salário dos delegados de polícia, que é o segundo pior do país", informou Donisete Braga, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia. Devido aos baixos salários, o deputado disse que fica imaginando "a situação dos delegados com relação aos seus subordinados na perspectiva de motivá-los para prestar um trabalho eficiente na defesa dos cidadãos".

Donisete Braga apelou ao governador José Serra para que ele dê o mesmo tratamento às polícias Civil e Militar que o presidente Lula tem dado à Polícia Rodoviária Federal. Para o deputado, o governador precisa agir com mais responsabilidade com relação aos policias, categoria que tem a prerrogativa constitucional de nos defender. Caso contrário, acrescentou, "o policial continuará obrigado a realizar bicos para completar o seu salário. Isso é muito ruim para uma profissão de extremo risco, cujos agentes sempre convivem entre a vida e a morte".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp