Comemoração de centenários reúne diferentes manifestações culturais em um mesmo evento


17/11/2008 21:49

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/SolUmbandaMAC 03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação dos deputados Simão Pedro e Cido Sério, ambos do PT, foi comemorado na noite desta segunda-feira, 17/11, o centenário de três importantes manifestações culturais brasileiras: da umbanda, que comemora a fundação da Tenda Nossa Senhora da Piedade pelo pai Zélio Ferdinando de Moraes, que recebeu a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas no ano de 1908; de Solano Trindade (nascido a 24/7/1908), poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista, e o primeiro negro a escrever com especificidade para negros; e de Angenor de Oliveira, o Cartola (nascido a 11/10/1908), músico, poeta e um dos fundadores da Escola de Samba Mangueira.

A sessão solene lembrou a importância de cada um dos homenageados: na religiosidade, na música e na poesia do povo brasileiro. Se a umbanda tem hoje presença em 12 países e milhares de seguidores, fixando-se definitivamente na cultura de nosso povo, Cartola e Solano Trindade também têm imensa importância enquanto mestres em sua arte e como precursores de movimentos que resultaram em manifestações culturais que perduram até hoje. Cartola fez música que encantou e encanta gerações de brasileiros. Solano Trindade criou grupos de teatro e transformou o município de Embu em uma cidade de artes.

Além dos acima citados, participaram da mesa o deputado Vicente Cândido (PT), Liberato Trindade, filho de Solano, e Jorge Carneiro, representante da umbanda no Brasil.

alesp