Acessa São Paulo para Jacareí


05/03/2008 18:30

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) trabalha para obter um posto do Acessa São Paulo no município de Jacareí. Ele tratou do assunto nesta terça-feira, 4/3, com o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e formalizou em ofício a solicitação desse benefício para a população da cidade.

O programa consiste em abrir espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet, oferecendo para a população do Estado inclusão às novas tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. O programa existe desde julho de 2000, atingindo atualmente 403 postos de atendimento. O acesso é gratuito e permitido a todo cidadão. Os "infocentros", como são chamados os espaços públicos com computadores, estão em mais de 353 municípios.

Almeida, para adiantar o processo de instalação, já manteve contato com a Prefeitura de Jacareí e o prefeito Marco Aurélio de Souza se comprometeu a obter um espaço público para agilizar a criação do posto, que deverá contar inicialmente com dez computadores.

"Sempre lutamos pelo acesso da população aos meios que permitam sua evolução cultural, educacional e profissional. O acesso à internet gratuita tornou-se hoje uma necessidade básica para exercer a cidadania", defende o deputado Carlinhos Almeida.

Os futuros usuários deverão se cadastrar, sendo o acesso gratuito permitido a todos os cidadãos. Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável. Os menores de 11 anos devem utilizar o posto acompanhados do responsável. Idosos, gestantes e deficientes físicos têm atendimento preferencial.

Cada usuário tem direito a 30 minutos, sendo permitido o uso mais de uma vez por dia. O uso de CDs ou disquete só é permitido com autorização do monitor. Documentos podem ser impressos desde que para serviços de utilidade pública e currículos.



www.carlinhosalmeida.com.br

alesp