Lei e campanhas reduziram acidentes nas estradas estaduais, diz secretário


23/04/2008 20:28

Compartilhar:


Em resposta ao requerimento de informação do deputado Donisete Braga (PT) sobre as leis que proíbem a venda de bebidas alcoólicas nas estradas estaduais, o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Guilherme Jardim Arce, respondeu que, com base na Lei 9.648/1996, mais de 37 mil estabelecimentos foram vistoriados, dos quais 702 acabaram multados, no período de 2002 a 2007. O secretário acrescentou que este resultado decorre da nomeação de 599 fiscais que passaram por cursos ministrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).

O secretário informou ainda que 41 estabelecimentos foram fechados e outros 17 tiveram negados acessos comerciais nos últimos oito anos (2000-2007). Conforme ele, o Estado registrou, de 1998 a 2007, redução de 35,9% no número de acidentes e de 48,1% no total de vítimas fatais, em que pese a frota de veículos ter crescido 85,9% no período.

Ao responder a pergunta do deputado Donisete Braga se houve campanha de divulgação da proibição introduzida pelas leis e como foi feita a divulgação junto aos estabele­cimentos atingidos, o secretário disse que são feitas campanhas educativas periódicas e realizadas operações especiais, principalmente nos fins de semana, datas festivas e eventos esporádicos. A redução do número de acidentes e de vítimas fatais é atribuída a essas campanhas e operações especiais, mais a multa aos estabelecimentos infratores (35 Ufesps ou R$ 520,80).

"É certo que a associação de ingestão de álcool e direção provoca resultado desastroso com grande número de acidentes com vítimas fatais" lembra Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa. Para ele, o governo do Estado tem papel importante no combate ao consumo excessivo de álcool e suas conseqüências. "Isso porque " finaliza " os gastos em internações hospitalares em decorrência de acidentes provocados pelo álcool saem dos orçamentos públicos".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp