Fatec irá incrementar estrutura do agronegócio em Ribeirão Preto

Projeto de lei que autoriza o Executivo a criar a escola é do deputado Duarte Nogueira
08/11/2000 11:17

Compartilhar:


A implantação de uma Faculdade de Tecnologia em Ribeirão Preto deverá incrementar a estrutura da cidade para se tornar um centro do agronegócio, integrando os agentes sociais e econômicos que atuam na cadeia produtiva de origem rural. O projeto de lei que autoriza o governo do Estado a instalar uma Fatec no município foi protocolado no dia 6/11 na Assembléia Legislativa pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB). A autorização do Legislativo é necessária para que o processo de implantação seja iniciado.

A instalação de uma unidade de ensino tecnológico, público e gratuito, deverá acontecer dentro de dois anos, de acordo com previsão do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal. "O deputado Nogueira nos solicitou a implantação de uma Fatec no início do ano e é possível imaginar que até 2002 se tenha um equipamento dessa natureza em Ribeirão Preto", disse o secretário. Os cursos oferecidos vão depender da necessidade do mercado regional e poderão estar voltados, além das cadeias do agronegócio, que é a vocação econômica da região, ao setor médico-hospitalar, segundo José Aníbal. Um exemplo de possível atuação da escola seriam os cursos na área de irrigação, aproveitando a instalação da primeira empresa ligada ao agronegócio - a Netafim, companhia israelense de fabricação de equipamentos dessa natureza.

As Fatecs - são nove unidades em todo o Estado - são ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A mais próxima de Ribeirão Preto está em Taquaritinga e oferece o curso de processamento de dados.

"Uma Fatec em Ribeirão Preto será um complemento ao mercado universitário público e também à vocação da cidade de se transformar em um centro do agronegócio. Com inclinação econômica e mão-de-obra qualificada, os elementos dessa cadeia acabam chegando por atração", disse Nogueira.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886-6790/6794)

alesp