Obras do projeto Tietê no ABC poderão ser concluídas em 2005


14/05/2004 16:46

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT), presidente da Comissão de Defesa do MeioAmbiente da Assembléia Legislativa, questionou o presidente da Sabesp, por meio de Requerimento de Informação, sobre as obras do ProjetoTietê, no que se referem ao Grande ABC. Segundo Donisete, a empresa adiantou que pretende concluir o projeto até o final de 2005, incluindo os 3,8 km de fixação de tubulações na cidade de Mauá, que somados aos 17,2 km já concluídos, totalizarão 21 km de tubulações do Interceptor Tamanduateí, para coletar e enviar o esgoto da cidade e região até a Estação de Tratamento de Esgotos do ABC.

Isto significa, explica o deputado, que o rio Tamanduateí deixará de receber quase mil litros de esgoto por segundo. Hoje a Estação de Tratamento de Esgotos do ABC, com capacidade para receber e tratar 3 mil litros de esgoto por segundo, vem operando bem abaixo da sua capacidade. "A ETE ABC está recebendo e tratando apenas 1 metro cúbico e meio de esgoto por segundo. Saneamento básico salva vidas, é fundamental, por isso vamos continuar cobrando do Governo e da Sabesp mais obras nesse sentido",afirmou Donisete Braga.

O Projeto Tietê

A Sabesp adiantou ao deputado que a primeira etapa das obras do projeto teve início em 1992; em 1998, foram inauguradas 13 estações de tratamento, entre elas ABC, São Miguel Paulista e Parque Novo Mundo. Também ampliou-se a capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri. Já na segunda etapa, o governo priorizou a fixação de tubulações, principalmente na região sul da região metropolitana.

O governo conseguiu com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um financiamento de US$ 400milhões, e outros R$ 200 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Esses recursos vão permitir a instalação de 1,2 mil quilômetros de redes coletoras e 33 quilômetros de interceptores que, quando em operação, vão elevar de 80% para 84% o índice de coleta da região metropolitana, e de 62 para 70% o de tratamento de esgoto.A Sabesp também aponta o Interceptor Pinheiro como mais uma obra importante do Projeto Tietê. São 33 km de extensão, sendo que 28,5 km estão na bacia do Pinheiros, para coletar todo o esgoto da região sul, transportando-o para a Estação de Tratamento de Barueri.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp