Isac Franco dos Reis

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:46

Compartilhar:


Isac Reis (PT) nasceu em Poços de Caldas, Minas Gerais. Aos seis meses de vida veio para São Paulo e se fixou na cidade de Carapicuíba.

Casado com dona Edna, com quem vive há 33 anos, Isac tem quatro filhos. A família fez aguçar ainda mais seu desejo de contribuir para que São Paulo se torne um lugar melhor.

No movimento sindical em defesa da classe trabalhadora, Isac teve importante atuação como dirigente do Sindicato dos Frios, na década de 1980. À época, ainda em oposição ao regime militar, foi a campo em favor de melhores condições de trabalho e pela democracia. Em 1983, Isac Reis entrou para o Partido dos Trabalhadores.

O desejo de ajudar na transformação da vida de milhares de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza surgiu muito cedo. Por suas muitas caminhadas, para ver de perto a realidade da periferia, Isac passou a participar ativamente dos movimentos sociais, em especial nas comunidades e organismos ligados ao direito à moradia.

Seu desejo cada vez maior de representar os anseios da população o levaram a se candidatar a uma vaga na Câmara dos Vereadores de Carapicuíba. Em 1997 alcançou seu objetivo e legislou por cinco meses como primeiro suplente.

Em 2004, Isac Reis elegeu-se vereador pela primeira vez. Por ser oposição, enfrentou forte resistência. Como o prefeito não aprovava nenhum de seus projetos, em detrimento dos anseios da população, o parlamentar partiu para uma nova frente de atuação, investigando a fundo as irregularidades do município e denunciando o mau uso dos recursos públicos. Foi um dos principais responsáveis por desmantelar um esquema de corrupção na CDHU (conhecido como "Golpe do Barraco") em sua cidade, num processo que resultou na cassação e prisão de um parlamentar.

Hoje, em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Carapicuíba, o vereador ocupa a cadeira de presidente da Casa, sendo o primeiro presidente da história da cidade eleito por unanimidade. Ao lado do prefeito Sérgio Ribeiro, Isac Reis vem conduzindo com competência e transparência o Legislativo carapicuibano.

alesp