3ª audiência sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba


29/06/2010 19:49

Compartilhar:


A terceira audiência promovida pela Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios da Região para debater e buscar subsídios à criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira foi realizada na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Presidida pelo deputado Mozart Russomanno (PT), que é da cidade, contou com a presença do 1º secretário da Assembleia Legislativa, Carlinhos Almeida (PT), vereadores, secretários municipais e representantes de prefeitos.

Sobre uma questão levantada pelo público " de que o Litoral Norte não estaria conurbado com o Vale do Paraíba e, portanto, estaria fora da Região Metropolitana " Carlinhos Almeida esclareceu que, independente disso, as cidades do litoral estão conurbadas entre si. Ele deu como exemplo as ligações das malhas urbanas entre São Sebastião e Caraguatatuba e entre esta cidade e Ubatuba e também entre São Sebastião e Ilhabela, separadas apenas por um canal marítimo.

"A criação da Região Metropolitana traria mais autonomia para os municípios do Litoral Norte promoverem um planejamento integrado e ampliaria o acesso aos recursos do Estado e do governo federal, que prioriza as regiões metropolitanas", disse Carlinhos. "Além disso", acrescentou, "muita gente sai do litoral para fazer compras no Vale, assim como o pessoal do Vale é frequência constante no litoral. E quanto maior for uma Região Metropolitana, mais poder de pressão terá".

Carlinhos defendeu que o atual momento é propício para a criação da região metropolitana para evitar problemas no futuro. segundo ele, não criar agora a região metropolitana é perder um tempo precioso.



carlinhos@carlinhos.org

alesp