Proteção à Mata Maturi, no Médio Pontal


25/08/2011 16:31

Compartilhar:


O deputado Mauro Bragato (PSDB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou projeto que cria a Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral (Ucepi) da Mata Maturi, maior remanescente de mata atlântica da região do Médio Pontal do Paranapanema. A mata está localizada no município de Caiuá.

A implantação da unidade de conservação será coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp). Para isso, seria criado um grupo de trabalho no âmbito da secretaria que, além da criação da unidade, definiriam as áreas protegidas no entorno do Parque Estadual do Rio do Peixe.

De acordo com a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), com sede em Presidente Epitácio, a proteção do remanescente de mata atlântica é essencial para a conservação da biodiversidade. Ambientalistas se dizem preocupados com a área, que requer cuidados especiais em função das várias espécies da fauna que abriga e que se encontram em extinção.

Mauro Bragato acredita que a criação da Unidade de Conservação da Mata Maturi permitirá a preservação do maior remanescente de mata atlântica da região do Médio Pontal do Paranapanema.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp