Junji participa de lançamento da safra da nêspera 2000 em Mogi das Cruzes

Meta dos produtores é estimular o consumo da fruta e incentivar a formação do chamado agronegócio
11/08/2000 15:05

Compartilhar:


O lançamento da safra 2000 da nêspera, realizado no sítio do produtor Mamoru Suzuki, deu uma pequena mostra do enorme potencial que os produtores mogianos possuem para o desenvolvimento do chamado agronegócio. Além da fruta in natura, os convidados para a solenidade puderam degustar produtos à base de nêspera, como geléias, compotas, licores, vinhos, aguardente, pão doce e também um doce semelhante à goiabada, chamado de nesperada.

São produtos alternativos que podem viabilizar a criação de pequenos empreendimentos ligados à agricultura. "É uma forma de os produtores aumentarem a renda de sua propriedade, gerando emprego na zona rural", analisa o deputado Junji Abe (PSDB). "O agronegócio é um mercado altamente promissor; o município tem condições de incentivar o setor, firmando parcerias com o Sindicato Rural, Sebrae, Senar, universidades e outras instituições, além de buscar recursos do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI)".

Profissionalização. Durante a solenidade, destacou-se o trabalho desenvolvido pela Associação Frutícola do Alto Tietê, com apoio do Sindicato Rural e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Casa da Agricultura, para profissionalização da fruticultura na região do Alto Tietê.

"Este trabalho, que já atingiu um nível elevado na cadeia produtiva do caqui, agora está sendo implantado também com as nêsperas. Trata-se de uma iniciativa que pretende organizar o setor para a busca de melhorias na qualidade, produtividade e na comercialização do produto", informa Junji.

Segundo ele, o objetivo de todo o trabalho é expandir o mercado para a nêspera. Melhorando a qualidade, acentua, temos condições de, em pouco tempo, aumentar as vendas dentro do país. Já a meta a longo prazo é exportar a fruta para a Europa e outras regiões. "Para isso, ainda temos de adequar a produção aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado externo. Estamos trabalhando para atingir esse nível em alguns anos." Mogi das Cruzes é a maior produtora de nêspera do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp