Colégio de Líderes decide nesta terça-feira mudanças no horário de funcionamento da Casa


21/05/2001 19:04

Compartilhar:


O Colégio de Líderes da Assembéia Legislativa reúne-se nesta terça-feira, 22/5, para discutir mudanças no horário de funcionamento da Casa e medidas de economia para reduzir o consumo de energia, que devem iniciar na próxima quarta-feira, 23/5. Segundo o presidente Walter Feldman, as sessões extraordinárias, em geral realizadas à noite, passam para o período da manhã, com início às 9 horas.

As sessões ordinárias, realizadas à tarde, a partir de 14h30, permanecem no mesmo horário, com encerramento às 18 horas. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Assembléia. O expediente da Casa também vai encerrar às 18 horas e o funcionamento de CPIs também pode sofrer alteração.

"Haverá um período de transição para que os deputados e funcionários acertem suas agendas, mas precisamos trabalhar efetivamente para acabar com a cultura do desperdício'', explicou o presidente.

Além da mudança de horário, a Assembléia criou a "Brigada do Apagão", formada por servidores que terão a missão de identificar pontos de desperdício de energia no prédio. A brigada é ligada ao Grupo de Trabalho de Planejamento, Auditoria Interna e Economicidade, constituída em 18 de abril pela Mesa com a finalidade de reduzir gastos do Legislativo.

O Grupo de Trabalho já iniciou uma campanha de conscientização interna, determinou o desligamento de luzes a aparelhos eletrônicos no final do expediente, a troca de interruptores a fim de permitir o funcionamento parcial de lâmpadas nos gabinetes, proibiu o uso de luz artificial em locais com luz natural durante o dia e desligou cinco dos 11 elevadores que servem o prédio.

Feldman lembrou ainda que a Assembléia está negociando com a Eletropaulo a troca de luminárias e assinou um convênio com a USP para que elabore um projeto para reduzir o consumo de energia, água e material de consumo. A troca de luminárias pode reduzir o consumo de energia em até 30%.

O 1.º secretário Hamilton Pereira reforçou que a Mesa Diretora está elaborando um plano diretor para readequar a Casa às mudanças. O secretário adiantou que as mudanças estruturais do prédio se concentram principalmente na parte elétrica e hidráulica e que poderiam ocasionar o seu fechamento durante o recesso parlamentar de julho. "Vamos trabalhar ao máximo com o conceito de planejamento", explicou ao se referir às reformas.

alesp