Cursos de enfermagem e meio ambiente para escolas técnicas do ABC


30/11/2006 16:46

Compartilhar:


O deputado estadual Donisete Braga (PT) participou em 30/11, de reunião com a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, para quem apresentou reivindicações de jovens da região do Grande ABC, que reclamam a implantação de cursos de enfermagem e meio ambiente. A região possui seis das 125 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) em funcionamento no Estado, e oferece 19 cursos em áreas como informática, secretariado e mecatrônica, entre outras.

A superintendente gostou da idéia e disse que a implantação dos cursos é possível. O deputado se comprometeu a encontrar parceiros na área de saúde para concretizar o curso de enfermagem.

O parlamentar também anunciou à professora Laganá que, a exemplo de anos anteriores, está apresentando emendas ao Orçamento do Estado para que o Centro Paula Souza tenha mais R$ 6 milhões para investimentos em 2007.

A criação do curso de enfermagem para a Escola Técnica de Santo André é uma reivindicação antiga. Em 2003, Donisete enviou indicação ao governo para a criação desse curso. Com relação ao curso técnico de meio ambiente, oferecido na ETE de Santo André, a reivindicação é de que seja ministrado em outras escolas da região, considerando que o Grande ABC tem grande parte do seu território em área de mananciais e muitas demandas nesse setor. A professora Laganá comprometeu-se, neste primeiro momento, a conversar com os responsáveis pela ETE de Mauá para saber da possibilidade de instalar ali o curso de enfermagem.

"Enfermagem hoje é um curso só encontrado nas ETEs localizadas no Brás e no Parque da Juventude. Entendemos que a região do ABC também tem demanda e pode ser beneficiada", explicou Donisete Braga.

Os cursos disponíveis atualmente na região do ABC são os seguintes:

" em Mauá: administração e informatica;

" em Diadema: administração, informática e secretariado;

" em Ribeirão Pires: administração, química, turismo e webdesign;

" em Santo André: edificações, eletrônica, hotelaria, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, nutrição e dietética, química e turismo;

" em São Bernardo do Campo: administração, automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, informática, laboratorista industrial, logística, mecatrônica e secretariado; e

" em São Caetano: automobilística, automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, informática, mecatrônica e telecomunicações.

O Centro Paula Souza, autarquia vinculada ao governo do Estado, é formado por 125 Escolas Técnicas Estaduais e 26 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em todo o Estado. As ETEs oferecem cerca de 70 cursos e as Fatecs, 29. Com mais de 6 mil docentes e 2.874 mil funcionários, possui cerca de 108 mil alunos.

Para 2007, segundo o governo do Estado, não estão previstas novas escolas técnicas no ABC, mas devem ser instaladas unidades da Fatec em Diadema, Santo André e São Caetano do Sul.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp