Notas de Plenário


04/04/2006 18:07

Compartilhar:


Estagnação política

Ao falar sobre a importância das eleições, o deputado Souza Santos (PL) teceu críticas ao governo federal, o qual, na sua opinião, não tem sabido comandar o ritmo do desenvolvimento do país. Para o parlamentar, o Brasil não pode se espelhar em países que ficaram à mercê da ausência de políticas públicas adequadas. E arrematou: "Para combater a estagnação política, o eleitor deve exercer seu poder (o voto) com seriedade".

Educação em alta

"Tenho pautado meu mandato na defesa da educação e da ampliação do ensino superior gratuito com qualidade", observou o deputado Carlinhos Almeida (PT), enfatizando que sua luta é a mesma do governo federal, que, segundo ele, através do ProUni, proporcionou a 242 mil jovens a oportunidade de ingressar na universidade. "Sem dúvida nenhuma, o ProUni é um programa revolucionário", completou.

Agressão política

Pedro Tobias (PSDB) lamentou o pedido de investigação sobre o governador licenciado Geraldo Alckmin (PSDB) " proposto pelo deputado Romeu Tuma (PMDB) " por uso ilegal de verba publicitária e patrocínio a uma revista produzida por seu acupunturista, Jou Eel Jia. Para Tobias, essa é uma tentativa da oposição de prejudicar a imagem do candidato à Presidência pelo PSDB. Sobre o ProUni, o deputado declarou que o programa não resolve o problema da evasão do ensino superior. "O governo precisa investir em cursos técnicos gratuitos", assinalou.

Por uma gestão melhor

O deputado Carlos Neder (PT) comentou o ato realizado de manhã na Assembléia em comemoração à Semana Estadual de Saúde. O evento, segundo Neder, contou com participação de segmentos ligados ao setor da saúde. A importância dos debates sobre o tema de financiamento e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o foco de seu discurso. Ele afirmou que "a busca de melhores alternativas para a gestão da saúde é fundamental para a sociedade".

Preocupação com o planeta

As estatísticas que comprovam ter sido o ano de 2005 o mais quente desde o século 19 foram o tema do discurso do deputado Sebastião Almeida (PT), que demonstrou o quanto essa situação é preocupante e como medidas saneadoras efetivas devem ser implantadas. Uma delas, de acordo com Almeida, refere-se ao inaceitável boicote dos Estados Unidos da América ao Protocolo de Kyoto. Almeida parabenizou o Projeto Usp Recicla, dizendo que "só com ações desse porte poderemos recuperar os estragos que o planeta sofre continuadamente".

Estresse policial

O alto índice de doenças neurológicas que acometem os policiais militares foi destacado pelo deputado Vanderlei Siraque (PT). De acordo com as pesquisas da Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, a maior causa dos problemas de estresse e de pressão psicológica, que costumam levar, algumas vezes, ao suicídio, são os baixos salários que recebem. Para complementar o orçamento, está comprovado, mais de 70% dos policiais fazem algum bico, em horários que deveriam ser para o descanso. Esse fato, disse Siraque, "causa um grande problema para a sociedade, pois o policial estressado torna-se violento. Aí está uma das grandes causas da violência policial".

Troca salutar

O deputado Ricardo Tripoli (PSDB) deu as boas-vindas ao deputado Duarte Nogueira (PSDB), que retornou à Casa, e fez os agradecimentos à grande contribuição do deputado Milton Flávio (PSDB), que volta ao seu trabalho de médico e professor universitário. Tripoli ressaltou a conduta exemplar de Milton Flávio e sua defesa intransigente do governo Geraldo Alkimin, destacando seus embates em plenário, onde o parlamentar demonstrou que os 12 anos de governo PSDB foram referendados pelo povo, que reconhece quem realmente trabalha. Tripoli disse que seu colega de partido continuará a participar das reuniões da bancada, ajudando a dar suporte ao governador Cláudio Lembo.

Cooperativismo

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) salientou a importância das cooperativas na geração de trabalho e renda. Em sua opinião, as cooperativas ajudam a diminuir as desigualdades e a concentração de renda. Ele entende "que este é um segmento recente e, por isto, muitas vezes incompreendido, o que torna um desafio para a área trabalhista encontrar o equilíbrio no trato com o Ministério Público do Trabalho". O cooperativismo, diz Jardim, amplia e flexibiliza as atividades temporais.



Seriedade e dedicação

Ao homenagear Bauru, o deputado Pedro Tobias (PSDB) apontou o astronauta Marcos Pontes como um dos filhos diletos da cidade. Lembrou que sua origem humilde não o impediu de chegar aonde chegou e que hoje é uma celebridade nacional que entra para nossa história. Pedro Tobias afirmou que o Brasil precisa de gente que trabalhe com seriedade e dedicação e faça como o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin, construindo moradias e estradas para a população. O deputado concluiu dizendo ser oportuno para São Paulo e para o Brasil ter Serra como candidato a governador e Geraldo Alckmin como presidente.

Viaturas abandonadas

Pedindo melhores salários para os policiais militares, Conte Lopes (PTB) afirmou que a polícia de São Paulo trabalha e, mesmo com os entraves que ocorrem, tem se mostrado eficiente. Conte também pediu a liberação da Rota e denunciou que cerca de 30 a 40 viaturas estão estacionadas na favela da Funerária totalmente inoperantes. Ele defendeu a Rota, dizendo que se trata de um segmento especializado da polícia que enfrenta com armas bandidos que matam.

Desenvolvimento sustentável x corrupção

Sidney Beraldo (PSDB) disse que é preciso buscar alternativas para reduzir as carências sociais existentes no país. Segundo ele, é motivo de indignação o lugar que as notícias sobre o "mensalão", corrupção, desvio de recursos públicos e a "dança da pizza" " referindo-se à atitude da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) no plenário da Câmara dos Deputados " tomam na mídia. Beraldo disse que o governo tucano tem buscado saídas para a crise brasileira. Ele afirmou que o PSDB trouxe melhoria para o transporte de massa, para o saneamento básico, investiu na ampliação e no tratamento de redes de esgoto, no aumento de hospitais e de vagas nas escolas, em energia, telefonia etc. Para ele, o importante é criar um desenvolvimento sustentável para que o povo brasileiro possa fazer de seu trabalho um meio de vida, sem precisar do programa Bolsa Família. "É preciso mudar a agenda do país, buscando melhorar as condições de vida da população", concluiu.



Debaixo do tapete

Referindo-se ao discurso de Sidney Beraldo, o deputado Renato Simões (PT) também se disse indignado com as últimas notícias. "Parece inaceitável que os tucanos se coloquem fora da crise política e ética em que se encontra o país, como se não fossem governo responsável por essa situação." Ele disse que ficaria mais convicto com relação à real indignação dos tucanos se estes não fossem tão seletivos ao avaliar o erro dos outros e permitissem ser investigados também "Eles adoram CPI só em Brasília e fingem que moram num mundo onde nunca habitaram." O deputado afirmou que os tucanos têm como agenda única obstruir o mecanismo de investigação do parlamento sobre escândalos no governo Geraldo Alckmin. Ele referiu-se à CPI proposta pelo PT para apurar as denúncias de favorecimento a parlamentares e empresas jornalísticas através de agências de publicidade da Nossa Caixa. "Recursos publicitários foram utilizados para comprar a imagem do governador. Por isso, o PSDB tem medo de CPI na Assembléia. Parece que preferem esconder seus episódios de corrupção debaixo do tapete", concluiu.

alesp