Deputada aciona Ministério Público para apurar acidentes fatais no porto de Santos


12/07/2005 12:30

Compartilhar:


Pela quarta vez este ano, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) acionou o Ministério Público Federal para que participe da investigação sobre morte ocorrida no porto de Santos. A vítima foi o ajudante de serviços gerais Josivaldo Luiz de Lima Leal, que na última segunda-feira, 4/7, foi prensado nas engrenagens de uma esteira de transporte de açúcar, no armazém XI externo do cais santista. Ele teria se enroscado na esteira, durante a execução de serviço de limpeza.

"Normalmente, a limpeza da esteira é feita com o equipamento em operação, mas o acidente evidencia que o procedimento precisa ser revisto", destaca Maria Lúcia. A parlamentar considera importante saber quais as condições da esteira no momento do acidente, em que condições os trabalhadores operam os equipamentos e se as atividades são seguras, entre outras questões.

"Tivemos um acidente no dia 22 de fevereiro, outro em 29 de março, o terceiro no dia 13 de maio e agora mais este", lembra Maria Lúcia. No dia 16 de maio, Prandi reuniu-se com o presidente da Codesp, José Carlos Mello Rego, para discutir o assunto. Na ocasião, ficou acertado que a companhia realizaria um seminário, com a participação do Ministério Público, da Delegacia Regional do Trabalho, da Fundacentro, da Capitania dos Portos e dos sindicatos de trabalhadores portuários. Também seriam convidados o Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e o Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO).

"Na ocasião, Mello Rego reconheceu a necessidade de serem estancados os acidentes e as mortes no porto. Infelizmente, o seminário não foi realizado até o momento", informa Prandi.

A parlamentar também quer que o MP acompanhe a investigação de outro caso ocorrido em 4/7: um trabalhador foi atingido por um contêiner que deslizou do reboque de um caminhão.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp