Semana do Meio Ambiente é momento de reflexão

OPINIÃO - Padre Afonso Lobato*
18/05/2004 17:25

Compartilhar:


Mais um Dia Internacional do Meio Ambiente está chegando. Em 5 de junho esta data é comemorada para alertar toda a sociedade das muitas ameaças ao meio ambiente e, em conseqüência, à vida.

Como todos os anos, são muitos os convites para os mais variados eventos alusivos à data, que inclusive se estende como Semana do Meio Ambiente. O que se destaca neste ano, é o envolvimento com o tema não apenas por parte de grupos ambientalistas, mas com a inclusão cada vez maior da sociedade, com representantes de escolas, empresas e outras instituições.

Isso é muito bom, pois podemos constatar que o meio ambiente está se transformando em preocupação de todos, como sempre deveria ter sido. Afinal de contas, um meio ambiente saudável e equilibrado é sinônimo de qualidade de vida, de respeito à natureza e por isso ao Criador.

Como parlamentar pretendo acompanhar o máximo de eventos que tiver e sentir de perto os anseios dos vários grupos. Afinal de contas, um deputado tem como obrigação estar atento ao que a comunidade precisa, pois daí surgem projetos de lei, afinados com as necessidades legítimas.

Ao ouvir pessoas preocupadas com a questão ambiental, apresentei o projeto que visa regulamentar o plantio de eucalipto no Estado de São Paulo. Foi desta forma também que elaborei o projeto da individualização dos hidrômetros, como forma de se criar o saudável hábito de usar a água com parcimônia, entre outros projetos de lei.

Como deputado do Partido Verde, que defende não apenas as questões ecológicas, mas o meio ambiente como um todo, e com isso a vida, é que conclamo toda a sociedade para aproveitar este 5 de junho e começar uma participação efetiva e compromissada voltada para as questões ambientais.

A participação na Semana do Meio Ambiente é apenas o começo de uma longa e salutar batalha para que diminuam as agressões ao nosso planeta. Depois das comemorações, precisamos continuar trabalhando incansavelmente, de forma paciente, mas com muito empenho. As transformações no mundo em que vivemos começa dentro de nós.

*Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp