Atibaia pode ser incluída no Circuito das Frutas


13/05/2004 15:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado padre Afonso Lobato

Está tramitando na Assembléia Legislativa projeto de lei do deputado Padre Afonso Lobato (PV) que inclui o município de Atibaia no chamado Circuito das Frutas do Estado.

Em 2002, o governador publicou decreto criando o Circuito das Frutas, formado pelos municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo, mas deixou de fora o município de Atibaia.

Atendendo a pedido do prefeito Roberto Trícoli, do Partido Verde, o deputado apresentou projeto para corrigir a omissão que considera injusta.

"É preciso corrigir esse equívoco porque Atibaia é reconhecidamente um grande produtor de frutas, com destaque para morango, uva e pêssego, cujas festas anuais recebem turistas de todo o país e mobilizam a imprensa nacional", justificou o parlamentar.

Lobato lembrou que, só no ano passado, Atibaia contava com 15 milhões de pés de morango de excelente qualidade. Em relação ao pêssego, o município apostou no desenvolvimento de alta tecnologia em sua produção, chegando a colher até 35 toneladas do fruto por hectare, sendo que a média nacional é de sete toneladas por hectare. A produção de uva contou com 2,5 milhões de pés da qualidade, conhecida como uva de mesa, a mais doce do país.

Além do projeto, Padre Afonso assinou requerimento conjunto com os deputados Edmir Chedid (PFL) e Renato Simões (PT), que solicita à Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a realização de audiência pública para debater a inclusão de Atibaia e também dos municípios de Campinas e Bragança Paulista no Circuito das Frutas.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp