Deputados participam de seminário sobre transportes hidroviários


24/05/2004 15:51

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

Na última terça-feira, 18/5, os deputados João Caramez (PSDB) e Giba Marson (PV), participaram da mesa do seminário "A Mobilidade e a Integração do Sistema de Transportes Hidroviários", realizado pelo Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade (GTT) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).

O evento discutiu planos, perspectivas e estudos para o aproveitamento do potencial das hidrovias para o transporte de passageiros, bem como os benefícios da implantação desta infra-estrutura, com o objetivo de promover a intermobilidade ou multimodalidade do sistema de transporte paulista e contribuir com uma solução para a crise de mobilidade que assola os grandes centros urbanos.

Caramez apresentou, no ano passado, uma indicação ao governador Geraldo Alckmin, solicitando, em caráter de urgência, estudos técnicos para a implantação de infra-estrutura para o transporte hidroviário no rio Tietê, que já foi incluída no Plano Hidroviário do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual dos Transportes.

A indicação do deputado recebeu o título de "Análise Preliminar de Viabilidade de Transporte de Passageiros e Cargas na Hidrovia Metropolitana". Durante o seminário, Caramez afirmou que a obra de rebaixamento da calha do rio é uma das maiores realizadas pelo governador Geraldo Alckmin.

O deputado Giba Marson falou das formas de financiamento para o sistema hidroviário, incluídas no projeto de PPP sancionado pelo governador.

O seminário contou com as presenças do secretário de Estado dos Transportes, Dário Lopes; secretário de Estado de Economia e Planejamento, Andréa Calabi e do secretário adjunto de Recursos Hídricos, Antonio Carlos Rizeque Malufe.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp