Projeto estabelece reaproveitamento de pneus em pavimentação asfáltica


25/05/2004 15:58

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Marcelo Cândido

Colaborar para a redução da poluição ambiental e agregar a proteção ao meio ambiente às necessidades da população. Estas propostas estão integradas no projeto de lei apresentado pelo deputado Marcelo Candido (PT), que prevê o reaproveitamento de pneus velhos para a produção de asfalto.

O parlamentar garante que estudos feitos por especialistas garantem a viabilidade técnica da utilização dos pneus como matéria-prima para pavimentação, com vantagens adicionais: a redução dos custos e a maior durabilidade do serviço.

De acordo com o projeto, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente teriam a incumbência de realizar levantamento periódico do excesso de pneus no Estado e, a partir deste relatório, criar mecanismos para o recolhimento de pelo menos 80% deste material. "Não é raro encontrarmos uma quantidade considerável de pneus jogadas em rios ou em terrenos baldios, um material que pode trazer benefícios diretos à população e ajudar na preservação da natureza", afirmou Candido.

Em sua iniciativa, o parlamentar sugere que esta alternativa seja adotada pelas prefeituras e pelas concessionárias responsáveis pela conservação das rodovias estaduais.

mcandido@al.sp.gov.br

alesp