Exposições e lançamento de livro marcam a Semana de Cultura Negra


21/11/2006 19:28

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/expo negros (6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/expo negros (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Duas exposições foram inauguradas nesta terça-feira, 21/7, na Assembléia Legislativa, para marcar a Semana de Cultura Negra. A primeira, localizada no Mezanino do Hall Monumental e intitulada "João Cândido: a Revolta da Chibata", é de iniciativa da Associação dos Artistas de São Caetano (AASC).

São 20 obras de 18 artistas, que, segundo Márcia Bonesso, presidente da AASC, retratam a cultura negra por meio de pintura, escultura, modelagem em argila e instalação. A exposição leva o nome do marinheiro que, em 1910, liderou um movimento pelos direitos humanos de marujos negros.

A outra mostra, com o tema "Negro, uma Voz, uma Dor", tem lugar no Espaço Villas Bôas e reúne quadros de Maria Karkará. A exposição visa mostrar o preconceito que as religiões afro-brasileiras sofrem desde a época da escravidão, quando, segundo a artista, a conversão ao catolicismo era imposta por meio de chibatadas e água benta.

Raça "mal-dita"

Primeiro livro do advogado e sociólogo Daniel Rezende, A Raça Mal-Dita " Síndrome de uma Raça, aborda, segundo o autor, a raça malfalada, uma vez que os negros são estereotipados no mundo desde que os colonizadores ocuparam a África. "O continente foi vítima de fracionamento político e teve sua cultura dominada pelos colonizadores. Seus habitantes foram espalhados pelo mundo e vivem uma saga desde a escravidão."

Rezende apresenta relatos de episódios de racismo no Brasil e faz um traçado baseado em antropologia para provar que não há raça inferior, mas apenas a raça humana.

alesp