Colônia Húngara comemora 90 anos em Presidente Epitácio


26/01/2010 16:42

Compartilhar:


A colônia húngara denominada Arpad-Falva está comemorando 90 anos em Presidente Epitácio, município localizado na divisa com o Mato Grosso do Sul. O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou dos eventos realizados durante o mês de janeiro que incluíram a missa na igreja Santo Estevão.

Nas comemorações foi lançado o livro Contexto histórico e a contribuição da imigração húngara, de Neuza Guímaro Chuba Góis; houve a exibição do documentário Vagvoq " Colônia Húngara 88 anos de História; lançado o selo dos 90 anos da colônia; e realizada uma quermesse com dança e comidas típicas da Hungria.

Os primeiros colonos húngaros chegaram à região em 1920, deixando o país natal devido à primeira guerra mundial e se fixaram às margens da estrada de ferro entre os municípios Presidente Epitácio e Caiuá. A comunidade vivia principalmente da agricultura e fruticultura.

Em 1924, a colônia já contava com mais de 50 famílias húngaras. O nome Arpad é uma homenagem ao príncipe e chefe das tribos magiares Árpád (805-907 d.C), considerado o primeiro governante da Hungria. Falva por sua vez significa vila. A igreja Santo Estevão padroeiro da Hungria foi construída pela comunidade em Presidente Epitácio entre 1934 a 1936.

As comemorações dos 90 anos da colônia encerraram no dia 20 de janeiro. O deputado Bragato ressaltou, no evento, a importância de os descendentes húngaros manterem em Presidente Epitácio as tradições culturais de seu país de origem.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp