Encaminhado ao governador pedido para que não construa mais cadeiões em Osasco

A cidade já abriga duas prisões deste tipo
13/12/2001 18:38

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa, deputado estadual Willians Rafael (PTB), entregou ao governador Geraldo Alckmin o pedido de Osasco para que não seja construído naquela cidade mais um Centro de Detenção Provisória - os chamados cadeiões. Segundo o deputado, a intenção foi comunicada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Penitenciários, como parte do plano do governo estadual para descentralizar o sistema prisional e desativar o complexo do Carandiru.

Além entregar o pedido a Alckmin, Willians Rafael também manifestou-se da tribuna da Assembléia, marcando a posição da cidade, contrária ao recebimento de mais um CDP. "Uma das maiores lutas da nossa cidade foi a desativação da antiga Cadeia Pública, na Vila Pestana", lembra o deputado. "A cidade se mobilizou com a mesma intensidade com a qual está fazendo agora", reforça. O município acabou doando uma área onde o Estado construi dois CDP´s na Rodovia Raposo Tavares.

Willians Rafael afirma que outras cidades já recusaram a receber um dos CDP´s planejados pelo governo estadual. "Osasco já deu sua contribuição. Se recebêssemos mais um cadeião, a população carcerária da cidade iria a 2.400 detentos, um terço do Carandiru. Além disso, nenhuma das áreas pretensamente disponíveis seria adequada para esse fim, todas elas urbanas e densamente habitadas, extremamente vulneráveis a eventuais fugas e rebeliões", adverte o deputado.

"Estamos confiantes na sensibilidade do governador", finalizou Willians Rafael.

alesp