ANDINHO, NORAMBUENA E CADEIAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
23/05/2002 11:10

Compartilhar:


O bandido Andinho, que participou de alguns dos mais chocantes seqüestros e assassinatos da região de Campinas em todos os tempos, está agora preso no Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, no extremo oeste paulista.

É uma cadeia exemplar, moderna e pioneira, de onde é quase impossível fugir.

O Governo do Estado mostra que, finalmente, São Paulo coloca em prática um estilo eficaz há muito tempo usado em países desenvolvidos: cadeia tem de ser mesmo cadeia, local em que criminosos pagam por seus delitos. No novo presídio de segurança , existem 160 celas individuais... O edifício conta com aparelhagem de bloqueio do uso de telefones celulares, detectores de metais e raio X. Cada preso pode receber só duas visitas, por duas horas, separadas por um parlatório, em fim de semana. A entrega de alimentos e roupas é feita só uma vez por mês. Fica proibido o uso de rádios, TVs e aparelhos eletrônicos.

Como deputado estadual só posso elogiar a construção de presídios desse tipo.

No período mais crítico de rebeliões em cadeias, apresentei ao governador Geraldo Alckmin algumas sugestões para evitar motins nos nossos presídios. Foi logo após o grande motim simultâneo de 18 de fevereiro de 2001 em quase 30 cadeias do Estado.

Os novos presídios mostram que meus palpites não foram em vão. São Paulo precisa conservar e reforçar as boas cadeias que já possui e continuar construindo presídios como esse de Presidente Bernardes. O chileno Maurício Norambuena, chefe da quadrilha que seqüestrou Washington Olivetto e o manteve num cubículo, andou reclamando do presídio de segurança máxima de Taubaté. Ele quer conforto, é? Cadeia de verdade nele!

*Afanasio Jazadji é advogado, jornalista, radialista e deputado estadual pelo PFL.

alesp