Notas de Plenário


13/06/2005 18:51

Compartilhar:


Doa a quem doer

O deputado Milton Flávio (PSDB) fez discurso sobre as denúncias contra o governo federal. "Infelizmente, nossa presença na tribuna não pode ser dedicada a outro assunto. Confesso que antes de essas denúncias virem à tona já criticava a má gestão do PT, por descumprir as metas e abandonar os planos de governo. Mas hoje, a cada jornal e revista aberta, multiplicam-se os escândalos e as denúncias". O parlamentar destacou como a mais grave denúncia o desmatamento da Amazônia, de maneira "programada e intencional". Milton Flávio refere-se a supostas quantias pagas por madeireiros do Pará aos petistas em troca de autorização para derrubar árvores. "Espero que consigamos esclarecer quais as pessoas envolvidas nisso. É preciso que a política brasileira respire novos ares. As investigações precisam ser sérias e cristalinas, doa a quem doer", finalizou o parlamentar.

Mini-Rio

Fausto Figueira (PT), depois de elogiar as ponderações do deputado Milton Flávio sobre o momento de crise por que passa o governo, comentou matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo sobre o tráfico de drogas em Santos. Por causa da guerra de facções na cidade, em que já morreram cerca de 15 pessoas e que ganhou destaque com a prisão de Edinho, filho de Pelé, Santos está sendo comparada a um pequeno Rio de Janeiro. Figueira criticou a declaração do delegado de polícia encarregado das investigações de que há um vereador envolvido no caso. Para o deputado, "se existe um vereador envolvido, que se dê o nome!"

Avanço na crise

"Estamos vivendo um clima de muito denuncismo (...) Meu pai dizia: "Simão, quando tem crise, trabalha e procura fazer com que haja avanço", disse Simão Pedro (PT), referindo-se às novas denúncias do deputado Roberto Jefferson. Depois, comentou encontro de agricultores, movimentos sociais e ONGs em Apiaí para debater programa de agricultura familiar e orgânica na região, bem como Itapeva e Capão Bonito, com a presença do superintendente do Incra e representantes da Conab, Ceageso, Banco do Brasil e do prefeito da cidade. Segundo Simão Pedro, Apiaí pode se tornar um pólo de comercialização de agricultura familiar e orgânica, compromisso assumido pela Conab na reunião.

Escracho

Segundo o deputado Conte Lopes (PP), a situação política é bastante crítica, tendo em vista as últimas denúncias sobre o mensalão. "A gente não aceita escracho; a pessoa acaba pagando politicamente e depois não se prova nada", afirmou, a respeito do efeito das denúncias que atingem toda a classe política. "Ouço dizer que no Brasil as grandes crises duram 15 dias, um mês..." Conte Lopes lembrou que a CPI dos fiscais acabou com apenas um preso (no caso, o vereador Vicente Viscome). "Inventaram uma coisa que se chama formação de quadrilha; na qual jogam todo mundo". O deputado acha que essa tipificação do Código Penal é fraca, genérica e precisaria ser mais específica.

Constrangimento

Rosmary Corrêa (PSDB) comentou os discursos anteriores e concluiu que todos os deputados estão demonstrando preocupação e um certo constrangimento com os acontecimentos em Brasília. "Tem causado constrangimento principalmente a nós, deputados, que temos compromisso com a sociedade, com a nação, com as pessoas que votaram em nós!" A deputada acha complicado que os eleitores confundam as esferas do Legislativo, não distingüindo deputados federais e estaduais. "É preciso esclarecer a população, para que ela possa separar o joio do trigo", afirmou.

Passando a limpo

Para Milton Flávio (PSDB), "o Parlamento paulista é, seguramente, o maior parlamento do Brasil. A Assembléia de São Paulo, pela sua representatividade, pelo seu peso econômico e pela sua população, reflete as expectativas da população brasileira. Esta Casa tem um papel muito importante". O deputado pensa que, neste momento de crise, é preciso que os fatos sejam apurados: "A CPI e a Polícia Federal têm a responsabilidade de pôr a limpo o que acontece em Brasília".

Agradecimentos e elogios

O deputado Zuza Abdul Massih (PRP) agradeceu o governador Geraldo Alckmin pelas diversas inaugurações ocorridas nos primeiros seis meses deste ano em Marília. Agradeceu também os deputados Pedro Tobias e Edson Aparecido, que têm contribuído com a região da Alta Paulista. Entre todas as obras e inaugurações a que se referiu, o deputado Zuza destacou melhoras no Hospital de Clínicas, com novas unidades de ressonância magnética e quimioterapia, e na Santa Casa, com novas UTIs. O deputado mencionou o Dr. Brandão, da Santa Casa. Zuza elogiou a inauguração de cerca de 300 moradias, a entrega de mais de 50 viaturas policiais, ambulâncias e a instalação de seis Fatecs na região.

alesp