Empresas não conseguem cumprir lei sobre admissão de pessoas com deficiência, diz deputada


09/01/2007 16:56

Compartilhar:


O jornal Valor Econômico publicou na segunda-feira, 8/1, matéria sobre um estudo realizado pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) e a doutora Lílian Dal Secchi referente à Lei federal 8.213/91, que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a destinarem de 2% a 5% das vagas para portadores de deficiência.

"A lei é muito relevante, porém as empresas não conseguem cumpri-la na prática e ainda são autuadas. O principal motivo é a falta de mão-de-obra qualificada para que estas vagas sejam preenchidas", pondera a parlamentar.

Ela ressalta que o governo precisa criar cursos e universidades específicos para os portadores de deficiência e, posteriormente, promover convênios com as empresas para que estes já saiam formados e empregados.

Bebidas alcóolicas

Maria Lúcia Amary também foi convidada a participar do programa Eldorado Metrópole, da Rádio Eldorado, nesta terça-feira, 9/1.Em uma entrevista, a deputada falou sobre seu mais novo projeto de lei aprovado, que determina que o estabelecimento que vender bebidas alcoólicas para menores ou consentir na venda de drogas será lacrado e seus sócios serão proibidos de exercer o mesmo ramo de atividade pelo período de dez anos.

Maria Lúcia Amary fez questão de ressaltar os danos que a bebida tem causado entre os jovens, tais como: acidentes de trânsito, gravidez precoce e o aumento da violência urbana e doméstica. "Para que a lei funcione, é de extrema importância que a sociedade civil ajude o poder público a fiscalizar", ela ressaltou.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp