Assembléia Legislativa abre as portas para campanha de doação de medula


13/03/2008 11:09

Compartilhar:


A colaboração do deputado Bruno Covas (PSDB) foi fundamental para a organização de um dia inteiro dedicado ao cadastramento para doação de medula óssea, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo. O evento se realizará em 17/3, das 9 às 18 h. Com o apoio do parlamentar, o trabalho será realizado pelo Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Ordem DeMolay.

"O espaço aberto pelo deputado Bruno Covas é de um valor imenso, porque nos dá a chance de divulgar o trabalho de cadastramento dos doadores de medula em nível nacional", afirma a assistente social do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib.

No mesmo dia, às 20 h, será anunciada oficialmente a criação do Dia Estadual da Ordem DeMolay, a ser comemorada em 18 de março, de acordo com projeto de lei proposto por Bruno Covas, motivado pelas sucessivas quebras do recorde mundial da Ordem no número de doadores cadastrados em um único dia.

A última ação realizada a partir da parceria entre o Hospital do Câncer de Barretos e a Ordem DeMolay, que já dura um ano, foi realizada no último mês de janeiro, nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande. Em dois finais de semana, foram conseguidos 7.200 cadastros.

Cabe à Ordem DeMolay atuar na chamada linha de frente: visitar o local onde será feito o cadastro, divulgar a ação, esclarecer possíveis dúvidas e preparar a população para aderir à coleta de sangue. "Graças ao deputado Bruno Covas, agora, a ação estará na Assembléia Legislativa", comemora o coordenador estadual do projeto pela Ordem DeMolay, Thiago Righi.

Podem fazer a doação de medula pessoas entre 18 e 55 anos, que estejam em bom estado de saúde. Atualmente, segundo dados do Hospital de Câncer de Barretos, 1.100 pessoas aguardam um transplante de medula óssea.





bcovas@al.sp.gov.br

alesp