Assembleia Popular


26/11/2010 14:20

Compartilhar:


Chibatas



João de Oliveira, do Conselho Nacional das Entidades Negras, lembrou o dia da Consciência Negra, citando Zumbi, Dandara e João Cândido. Destacou que "é a luta que fará a lei, que fará com que ocorra a total democracia". Posicionou-se contrariamente à permanência das tropas brasileiras no Haiti.



Deputados resistentes



Doracy Maggion, representante da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e vítima do amianto, agradeceu a todos os deputados que resistiram ao lobby das empresas que utilizam o material. "Peço a todos do Poder Público que impeçam o amianto de continuar matando no Brasil", apelou Maggion.



O verdadeiro dono da escola



Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), não acredita que a situação da educação melhore a curto prazo no Estado. Em sua opinião, o governador eleito continua "ouvindo a corporação". Ela lembra que "os professores são servidores, mas a corporação tomou conta da escola pública", e quer que se "devolva a escola para seu legítimo dono, o pai de aluno".



Árvore de Natal



Após cumprimentar os deputados eleitos e reeleitos, José Ramos de Oliveira, da Associação de Empreendedores do Riacho Grande, trouxe as principais reivindicações de sua região, como a instalação de uma árvore de natal na Represa Billings, a exemplo do que foi feito pela Sabesp na Guarapiranga.



Avaliações periódicas



José Roberto Alves da Silva, do Instituto Zero, defendeu a realização de avaliações periódicas do corpo docente das escolas públicas, assim como já é feito com o corpo discente, através do Sistema de Avaliação de rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).



Posição clara



Mauro Alves da Silva, do Grêmio SER " Sudeste, cobrou mais clareza na posição do governador eleito Geraldo Alckmin com respeito à situação da área da educação no Estado de São Paulo.



Não ao amianto



O presidente da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea), Elieser João de Souza, voltou a afirmar que a Lei 12.684/2007 representou grande avanço no combate à manipulação e venda desse produto, que causa tantos males à saúde das pessoas. Segundo Elieser, esse produto só entra no Estado de forma clandestina. "Os caminhões têm de retornar sempre que são flagrados pela fiscacalização", declarou. Ele disse ainda que 50 países no mundo já baniram o uso do amianto.



Abuso dos banqueiros



Ex-vereador de Diadema, Antonio Bonfim de Melo, protestou contra a conduta "abusiva" dos banqueiros brasileiros. Ele reclamou das altas taxas de juros e também das tarifas bancárias. Segundo Bonfim, essa situação afeta mais os pobres. Ele pede que algum deputado estadual apelo ao Congresso Nacional solicitando mudanças nessa situação. "Poucos têm coragem de cobrar os banqueiros", finalizou.



Transporte com tarifa zero



Merice Andrade de Quadros, da ONG Embu Guaçu em Ação, reivindicou o sistema único de transporte com tarifa zero. Considerando que a população muitas vezes não pode se locomover por não ter dinheiro para pagar o transporte, acredita que a solução é o custeio integral do transporte pelo Poder Público.



Antigas reivindicações



Josanias Castanha Braga, do Movimento Social Capela do Socorro e Parelheiros, cobrou do governador eleito a construção do Hospital Geral de Parelheiros, com 250 leitos, antiga reivindicação da população do local. Pediu também a instalação do trem de passageiros até Colônia-Parelheiros e do trem de turismo até a Baixada Santista.

alesp