Projeto de lei dá nome a escola em homenagem a Franco Montoro


12/06/2000 16:55

Compartilhar:


Em atenção a reivindicação de professores e da comunidade local, a deputada estadual Maria do Carmo Piunti (PSDB), apresentou projeto de lei que denomina "Prof. André Franco Montoro" a Escola Estadual da Vila Missionária II, na capital paulista.

Na justificativa do projeto de lei, a parlamentar relata a história de vida pública do paulistano André Franco Montoro, nascido em 14 de julho de 1916. "Montoro é um dos nomes mais significativos da vida pública brasileira. Toda sua ação política foi marcada pela luta em defesa da democracia, da participação da comunidade, dos direitos dos trabalhadores e dos direitos humanos" relata.

André Franco Montoro foi autor, entre outras, da lei que estabeleceu o salário família. Como ministro do Trabalho iniciou o reconhecimento dos sindicatos rurais do país e como governador de São Paulo realizou uma política de descentralização e participação da comunidade, que eliminou o déficit orçamentário. Comandou, ao lado de outros governadores, a campanha das eleições diretas e a candidatura de Tancredo Neves à presidência.

Ao deixar o governo do Estado, assumiu a presidência do Instituto Latino Americano (ILAM), ONG destinada a apoiar iniciativas em defesa da democracia e da integração da América Latina. Retomou a condição de professor do curso de pós-graduação da PUC, onde já havia lecionado durante 36 anos. Publicou diversas obras, representou o Brasil em congressos, conferências e reuniões internacionais e foi membro do Conselho Consultivo do Parlamento Latino Americano.

"Uma vida tão rica e repleta de serviços prestados aos paulistas e brasileiros merece ser homenageada com a perpetuação do seu nome, através da denominação escolar sugerida; consignando a admiração que sentimos por esse grande político, servidor público, professor e pai" finaliza a deputada.

· (Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria do Carmo Piunti - 3886-6546/6555)

alesp