Incentivo ao uso de bicicleta


31/01/2006 10:06

Compartilhar:


O Estado de São Paulo tem aproximadamente 15 milhões de bicicletas, cerca de 8 milhões delas na Grande São Paulo. Para incentivar o uso desse meio de transporte, o deputado Padre Afonso Lobato (PV) apresentou o projeto de lei 220/2005, aprovado pela Assembléia Legislativa no final do ano passado.

A proposta tem o objetivo de priorizar meios de transporte coletivos não motorizados, com ações em favor de ciclistas, pedestres e pessoas que utilizam cadeira de rodas. Para isso, determina a implementação de infra-estrutura urbana, com a abertura de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários e sinalização específica.

Padre Afonso observa que a medida favorece a melhoria da qualidade de vida, conscientizando a população sobre o uso da bicicleta e minimizando os efeitos causados pelos veículos automotores, principalmente em relação à poluição do ar.

"Uma política adequada possibilitará a integração entre cidades, por meio de rotas seguras para o fluxo cicloviário. Isso vai valorizar o turismo e o lazer, além de fortalecer o transporte alternativo para o trabalho", enfatiza o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp