Deputado pede ao MP providências contra má qualidade da água da Sabesp


02/02/2007 15:46

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), encaminhou nesta quinta-feira, 1º/2, aos promotores de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Santos, Dauri de Paula Júnior e Ana Paula Fernandes Nogueira da Cruz, ofício com dados que demonstram que a água distribuída pela Sabesp na Região Metropolitana da Baixada Santista é a pior do Estado. O deputado quer a atuação do Ministério Público para resolver a questão, que considera uma ameaça à saúde dos mais de 1,5 milhão de habitantes da Baixada.

Fausto anexou ao pedido uma cópia do requerimento de informação dirigido à Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, apresentado na Assembléia, em que pede explicações sobre as causas do problema e quais as providências para solucioná-lo.

"Dada a gravidade dos fatos, uma vez que comprometem a saúde de centenas de milhares de pessoas, o que denota falha de gestão e ausência de ações e investimentos da empresa concessionária do serviço público, o ofício tem por objetivo informar à promotoria e pedir para que sejam tomadas providências legais cabíveis", afirmou Figueira.

Segundo levantamento extraído do site da própria Sabesp, cinco dos dez municípios de São Paulo com os piores indicadores de qualidade da água fornecida pela empresa são da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, São Vicente, Peruíbe e Santos.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp