Escolas deverão manter instrumentos para incentivar a cultura


15/05/2002 19:17

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Com o objetivo de incentivar a evolução da cultura e do lazer no âmbito escolar, a deputada estadual Edir Sales (PL) apresentou o projeto de lei 269/2002, que estipula que as escolas da rede pública estadual deverão manter instrumentos suficientes para desenvolver esses itens junto à comunidade escolar.

Segundo a matéria, o Poder Público deverá equipar as escolas com recursos materiais e humanos que propiciem a existência de bibliotecas dotadas de livros didáticos e jornais, a prática de jogos educativos e de competições de cunho cultural, palestras sobre cidadania e os males causados pelas drogas e álcool, além da realização de atividades musicais e esportivas, entre outros procedimentos.

As palestras deverão ser feitas em linguagem acessível às faixas etárias e veiculadas com o auxílio de equipamentos de imagem e de som.

A deputada ressalta que as atividades serão realizadas fora do horário da grade escolar e que o calendário desses eventos será elaborado com 30 dias de antecedência e divulgado amplamente.

Edir justificou a apresentação de seu projeto a partir do fato de as escolas estarem convivendo cada dia mais com o crescimento da violência, na maioria das vezes decorrente do consumo de drogas e álcool.

"A pesquisa Perfil do Usuário em São Paulo demonstrou que mais da metade dos alunos da rede escolar já consumiu bebidas alcoólicas e que um terço já usou drogas", informou a deputada, lembrando que o ócio é fator fundamental para que isso aconteça.

De acordo com Edir, a escola é o ambiente onde os jovens passam a maior parte de sua vida e, portanto, ela exerce um papel importante na formação desses cidadãos.

Edir acredita que as atividades esportivas e musicais vão facilitar a integração social dos jovens.

A matéria tramitará pelas Comissões antes de ser apreciada pelo plenário.

alesp