Trem turístico para Mongaguá e Itanhaém e Praia Grande


26/11/2004 16:04

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lucia Prandi

"Esta é uma iniciativa importante, cuja concretização certamente trará importante incremento para o setor turístico, gerando empregos e renda". A afirmação foi feita pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) ao tomar conhecimento da assinatura do protocolo de intenções entre as Prefeituras de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, visando a implantação de um trem turístico em um ramal ferroviário abandonado pela Ferroban. A formalização da parceria aconteceu nesta sexta-feira, 26/11, no Paço Municipal de Praia Grande.

A parlamentar enviou ofício aos prefeitos das três cidades - Alberto Mourão (Praia Grande), Artur Parada Prócida (Mongaguá) e Orlando Bifulco Sobrinho (Itanhaém) - colocando-se à disposição para colaborar nas negociações com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), visando obter a autorização para criação da linha.

De acordo com o protocolo assinado, a linha turística deverá ter cerca de 50 quilômetros de extensão, saindo da Vila Caiçara (Praia Grande) e chegando ao bairro Belas Artes (Itanhaém). A idéia é que o trajeto seja percorrido por uma locomotiva do tipo Maria Fumaça, incluindo paradas nas estações, onde estão previstas atrações como artesanato, música e comidas típicas.

Na proposta elaborada pelo Sebrae, em 1997, estavam previstos dois trens turísticos. Um deles ligaria Santos ao Vale do Ribeira, enquanto o outro contornaria a Serra do Mar em direção à Capital. Paralelamente a esta iniciativa formalizada hoje, também avançou outro projeto que prevê a ligação ferroviária entre a Estação do Valongo (Santos) e o Memorial do Imigrante, no bairro do Brás, em São Paulo, onde, no início do século 20, funcionou a Hospedaria dos Imigrantes.

"São iniciativas fundamentais não somente pelo enorme potencial turístico, mas também pelo resgate de importantes páginas da história do Brasil", afirmou Prandi. "É com criatividade, empenho e compromisso que iremos avançar".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp