USP Zona Leste receberá nome de Governador Mário Covas


01/03/2005 16:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

A Assembléia Legislativa aprovou na semana passada projeto de lei do deputado João Caramez (PSDB), que denomina o campus da Usp Zona Leste de Governador Mário Covas. O projeto aguarda sanção do governador Geraldo Alckmin.

No domingo, 27/2, João Caramez à inauguração do novo campus, que recebeu na segunda-feira 28/2, os 1.020 alunos matriculados nos seus 10 cursos. A USP, uma das melhores universidades da América Latina e a 27ª melhor do mundo, foi implantada na Zona Leste de São Paulo para suprir a deficiência na demanda de vagas das universidades públicas.Na região residem mais de 4,5 milhões de pessoas, cerca de uma vez e meia a população do Uruguai.

Além dos moradores daquela região da Capital, a universidade vai atender os jovens residentes em municípios vizinhos, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Suzano, Salesópolis e Guarulhos.

O vestibular realizado pela Fuvest conseguiu alcançar o maior objetivo do campus: a da inclusão social. A maioria dos aprovados são oriundos da rede pública de ensino. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o número de estudantes com renda familiar de até R$ 1,5 mil na Cidade Universitária representa 23% do total, enquanto na USP Leste a porcentagem de alunos com esse perfil alcança 39%".

Outros dados citados pelo reitor da USP, Adolpho José Melfi, reforçam essa constatação. Segundo Melfi, na Cidade Universitária 29% dos alunos estudaram na rede pública, enquanto no campus da zona Leste esse índice é de 47% ou seja, quase metade do total. Nos cursos noturnos, esse percentual sobe para 85%. Na USP do Butantã, 10% dos alunos moram na Zona Leste. Na USP Leste, 40% de alunos moram na própria região.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp