Deputada discute com superintendente do Centro Paula Souza situação de curso


11/02/2005 18:36

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) vai se reunir no próximo dia 17/2, às 16h, com a diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Laura Laganá. O encontro terá dois objetivos. O mais urgente é buscar uma solução para a situação do curso de Manutenção de Aeronaves, que funciona na EE Marechal do Ar Eduardo Gomes, em Guarujá, mas corre risco de extinção ou transferência para outra cidade. O segundo é negociar a implantação de uma ETE no município.

"São duas questões importantes. A permanência do curso é a mais emergencial. Vamos buscar o entendimento para garantir a continuidade em Guarujá e que uma nova turma seja realmente aberta a partir do segundo semestre", explica a deputada Prandi, que está articulando a participação de representantes da Prefeitura e da comunidade escolar na reunião. Desde 1998, a parlamentar vem lutando contra o esvaziamento do curso como justificativa para sua extinção ou transferência.

Funcionando desde 1975, o curso formou cerca de 600 profissionais, com cerca de 80% deles absorvidos pelo mercado de trabalho. No início de 2004, a TAM Jatos contratou dez estagiários, sendo oito alunos do estabelecimento. A Embraer é a empresa que mais absorve profissionais formados em Guarujá. Outras gigantes da aviação nacional e internacional, como as brasileiras Varig, TAM e Gol, as norte-americanas United Air Lines e Continental, e a irlandesa Omega, também empregam ex-estudantes da escola.

"Há uma história de sucesso. A maioria dos jovens que ali estudam são oriundos de famílias humildes e têm neste curso uma rara oportunidade de ingressar em uma carreira profissional altamente qualificada", enfatiza Maria Lúcia, lembrando que esta é a única escola pública do País a oferecer tal formação. A unidade fica numa área da Base Aérea de Santos, cujas aeronaves são utilizadas no treinamento dos estudantes. "Outro fator importante, que precisa ser levado em conta, é a proximidade com o futuro Aeroporto Civil Metropolitano."

Escola técnica

Paralelamente à luta pela continuidade do curso de Manutenção de Aeronaves, a deputada Prandi também quer intensificar as negociações para implantação de uma ETE em Guarujá. "Esta foi uma possibilidade levantada pela própria Secretaria de Ciência e Tecnologia no início do ano passado, mas que não prosperou. Vamos buscar informações para saber se há algum projeto já elaborado. A partir disso, a meta é acelerar o passo para que esta importante conquista seja concretizada", explica a parlamentar.

O CEETEPS é o responsável pelas ETE's e está subordinado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Hoje, a Baixada Santista conta com somente três destas escolas: duas em Santos (Aristóteles Ferreira e Escolástica Rosa) e outra em Mongaguá (Adolpho Berezin). Em todo o Estado, somente as regiões do Vale do Ribeira, Barretos e Ribeirão Preto têm menor número de unidades.

"Precisamos ampliar este atendimento em toda a Baixada. Mas Guarujá apresenta uma situação peculiar, com a necessidade dos estudantes utilizarem a travessia para chegar a Santos, o que encarece o custo do transporte. Além disso, tem uma população grande - mais de 300 mil habitantes, a maioria jovens - e está mais próxima de Bertioga, que também não conta com escolas públicas técnicas e será beneficiada pela criação desta nova unidade. Não será uma luta fácil, mas com paciência, persistência e determinação poderemos vencer".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp