Da Tribuna


13/10/2011 17:35

Compartilhar:


Fórum da Lapa



Luiz Claudio Marcolino(PT) comentou a liberação de recursos para a contrução do Fórum da Lapa. Marcolino lembrou que, mesmo com o projeto de engenharia já entregue, a construção não teve início, pois, segundo o parlamentar, o governo estadual alega não possuir subsídios para iniciar a obra. O parlamentar pediu auxilio dos colegas para apressar a liberção e alertou os juizes estão sendo forçados a atender na rua a população.(FG)



Paz



Olimpio Gomes(PDT) manifestou sua satisfação pelo encaminhamento da busca pela paz no Oriente Médio, onde se prevê a libertação de um milhar de prisioneiros palestinos em troca do soldado israelita Gilad Shalit. Olimpio, ao comentar a votação dos PLCs 47 e 48, disse que mais uma vez o Poder Executivo isolou a participação da Assembléia Legislativa.(FG)



Meio Ambiente



Donisete Braga (PT) destacou a importância de assuntos relacionados ao meio ambiente. Para o parlamentar, é necessário uma maior atenção e dedicação por parte do Executivo aos policiais militares ambientais, Contou que atualmente um oficial da policia ambiental tem a responsabilidade de monitorar uma área equivalente à 31,73 quilômetros. Segundo o deputado, a solução seria aumentar o numero de oficiais. (FG)



Estatuto da Juventude



José Candido (PT) comentou o PL 4529/09 (Estatuto da Juventude) aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada e que deverá ser submetido ao Senado federal. De acordo com o parlamentar, a nova lei irá definir as diretrizes governamentais e organizar as políticas públicas para os jovens. Segundo Candido, a proposição vai possibilitar aos jovens ensino de maior qualidade; direito a passagens intermunicipais e interestaduais; garantia de meia-entrada em eventos artísticos e culturais; e a preparação para o mercado de trabalho. Temas como consumo de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, entre outros, segundo o estatuto, serão abordados na escolas;. "Os jovens não são valorizados no Brasil!", protestou. (GN)



Homenagem a Bonini



Welson Gasparini (PSDB) homenageou a memória de Electro Bonini, professor e chanceler da Unaerp , destacando a importância do professor para Ribeirão Preto. Bonini morreu no domingo, 9/10, e, segundo o deputado, a Unaerp decretou luto oficial de três dias, suspendendo todas as atividades acadêmicas e administrativas nos Campi Ribeirão e Guarujá. Gasparini contou que Bonini era filho de imigrantes italianos, formado em odontologia, direito e pedagogia e atuava como chanceler e dirigente da universidade desde 1959. Para o parlamentar, o educador contribuiu muito para que a universidade se transformasse em ponto de referência para o país. (GN)



Indignação e corrupção



"Quero me associar ao pronunciamento deputado José Candido, que foi muito enfático ao defender os diretos conquistados pela população do Brasil, como os estatutos do idoso, do torcedor e da juventude, e, o Código de Defesa do Consumidor", disse Carlos Giannazi (PSOL). Giannazi comentou as manifestações ocorridas nesta quarta-feira, 12/10, em todo o país, contra à corrupção, lembrando que o movimento foi articulado através das redes sociais e, entre outras coisas, defendeu o voto aberto, a criação do conselho nacional de justiça e regulamentação do projeto ficha limpa. (GN)



Outubro Rosa



Ana Perugini (PT) comentou a campanha Outubro Rosa, marcado como de combate ao câncer de mama. De acordo com a deputada, o motivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre a importância dos cuidados e da realização de exames preventivos e também, para caso a doença se desenvolva, diagnosticá-la em seu estágio inicial. Ana informou índices elevados de número de mulheres que morrem devido a esse tipo de câncer, e disse que ele também pode afetar os homens. Ressaltou a imporância e a necessidade da prevenção e fez um pedido, " A mulher que não conseguir fazer o exame na rede pública de saúde, denuncie. Pois é um direito da mulher e dever do Estado". (DV)



Acolher os jovens



Jooji Hato (PMDB) comentou assalto cometido por dois adolescentes a uma farmácia da região de Guarulhos, no qual uma das sócias do estabelecimento foi alvejada e morreu. O deputado lamentou o ocorrido e apontou que os assaltantes deveriam estar estudando em vez de praticando crimes ou usando drogas. " Precisamos acolher estes jovens que burlam as aulas e vão para esse caminho. Encaminhá-los para um futuro", disse. Hato criticou a facilidade de acesso às armas de fogo e posteriormente reclamou da venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência de postos de combustíveis. (DV)



Riberão Preto



Baleia Rossi (PMDB) cobrou do governador do Estado Geraldo Alckmin a criação da região metropolitana de Riberão Preto. O parlamentar é autor de um projeto com esse propósito, apresentado em 2007. Informou que grandes debates já aconteceram, mas que nada foi resolvido. Segundo Rossi, a criação da região metropolitana não é anseio somente dos parlamentares da região, mas de toda sociedade civil organizada. "Queremos desenvolver nossa cidade de forma planejada e organizada", disse. Pediu ao governador que analise a questão com carinho. " Isso dará melhor qualidade de vida a população". (DV)

alesp