Com rara virtuosidade, Fayga Ostrower criou suas gravuras ligando estética à precisão técnica

Emanuel von Lauenstein Massarani
08/06/2004 14:00

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A harmonia do espaço foi sempre uma das maiores preocupações de Fayga Ostrower que pesquisou a vida inteira proporções, coerências de formulas, plenos e vazios ligando estética a precisão técnica. O conteúdo expressivo da obra dessa artista consagrada reside, sem duvida, na estrutura formal, vivificada pelas suas inúmeras experiências no campo da litogravura, da água-forte, de água, tinta, de lito, etc.

Embora seu trabalho tenha começado e durado cerca de 10 anos com o figurativo, a artista foi gradativamente mudando de estilo, dirigindo-se diretamente para o abstracionismo, sempre com rara virtuosidade. Com ardor incomum e a vontade de alcançar um resultado inovatório, Fayga Ostrower fortaleceu-se sempre através também de uma técnica segura e invejável o que lhe valeu ser considerada de "Grande Dama da Gravura".

"Quanto à ordem temática - escreveu Clarival do Prado Valladares, o grande crítico de arte da década de 1960 - Fayga se submete a uma dificuldade maior. Desvinculada de qualquer conotação alusiva, discursiva ou anedótica, resulta totalmente mergulhada na procura de elementos formais abstratos. Sua gravura não se limita à composição dimensional. Investiga por uma nova dimensão, que não seja a perspectiva ilusionista, mas que se concretiza como realidade visual. As superposições, algumas diluídas em densidade de nimbo, conferem o efeito ótico do distanciamento, entre o espaço visualizado e o tempo percebido, naquela harmonia que, em paralelo comparativo, não nos vem outra lembrança senão a da música".

Assim é a litografia sobre papel arroz, "Sem Título", por nós doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, onde as tensões, fundidas com um cromatismo suave no espaço compositivo, dão ritmo à composição.



A Artista

Fayga Ostrower, pseudônimo artístico de Fayga Perla Ostrower, nasceu em Lodz, Polônia, em 1920 e faleceu no Rio de Janeiro, RJ em 2001. Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, chegou ao Rio de Janeiro na década de 1930 e naturalizou-se brasileira em 1934.

Cursou artes gráficas na Fundação Getúlio Vargas, em 1947, onde estudou xilogravura com professor Axl Leskoschek e gravura em metal com professor Carlos Oswald, entre outros.

Entre 1946 e 2001 realizou cerca de 150 exposições individuais e participou de cerca de 250 mostras coletivas, salões e bienais internacionais, nos seguintes paises: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Caribe, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, México, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Iugoslávia atual Eslovênia, Japão, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Noruega, Suíça, Suécia, Venezuela, Tchecoslováquia atual Republica Tcheca e Uruguai.

Entre 1954 e 1970, desenvolveu atividades docentes em composição e análise crítica no MAM/ RJ. Em 1955 viajou para Nova York, como bolsista da Fulbright Comission. Na década de 60 lecionou também no Spellman College, em Atlanta, na Slade School da Universidade de Londres e, posteriormente em cursos de pós-graduação, em universidades brasileiras. Nesses anos desenvolveu cursos para operários e centros comunitários, visando à divulgação da arte. Proferiu palestras em universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior. Foi presidente da Associação Brasileira de Artes Plásticas entre 1963 e 1966. De 1978 a 1982 presidiu a comissão brasileira da International Society of Education through Art, INSEA, da UNESCO. Em 1969, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro publicou um álbum de gravuras realizadas entre 1954 e 1966.

Foi membro honorário da Academia de Arte e Desenho de Florença. Participou do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro de 1982 a 1988. Em 1972 foi agraciada com a Ordem do Rio Branco, em 1998 com o Prêmio do Mérito Cultural e em 1999 o Grande Prêmio de Artes Plásticas do Ministério da Cultura. Publicou diversos livros sobre questões de arte e criação artística: Criatividade e Processos de Criação, Universos da Arte, Acasos e Criação Artística, A Sensibilidade do Intelecto e Goya, artista revolucionário e humanista pela Editora Imaginário.

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