Vítimas da violência policial têm voz na Assembléia

Ato acontece hoje, 1º de junho, às 18h, e reunirá familiares de vítimas de violência policial
01/06/2004 14:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

vítimas da violência e do abuso policial. De outro, o desejo pelo direito à vida digna. Esse será o cenário da primeira Tribuna Livre pelo Direito à Vida, organizado pela Comissão de Direitos Humanos e pela Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, que acontece hoje, 1º de junho, às 18h, no auditório André Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

Histórias, desabafos e pedido de justiça serão relatados durante a Tribuna Livre por quem sofreu com a violência policial. Histórias como a de Raimunda Furtado, dona de casa do Parque Novo Mundo, e do dentista negro Flávio Ferreira Sant'ana, ambos assassinados por policiais militares. O coordenador da Central de Movimentos Populares, Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, ( irmão do cantor Chico César) também completará os relatos como forma de protestar pelo o direito à vida.

Além de Gegê e dos parentes das outras vítimas, estarão presentes entidades como Tortura Nunca Mais, Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, Força da Raça, Educafro, Justiça Global, Centro Santo Dias de Direitos Humanos, Central de Movimentos Populares, MST, dentre outros. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Hédio Silva Jr e o assessor especial de Direitos Humanos do Ministério Público, Carlos Cardoso, também deverão comparecer.

Para o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, o deputado estadual Sebastião Arcanjo (PT), a Tribuna Livre é "um espaço para dar voz àqueles que sofrem, quase que diariamente, com o abuso, a violência e a impunidade policial". O evento pretende reunir mais 300 pessoas para expor casos de violência. Depois de ouvirem relatos, os parlamentares irão redigir um documento exigindo providências para que aos conceitos aplicados na formação de policiais sejam reavaliados, sobretudo no que se refere ao combate ao racismo e à discriminação.

alesp