Utilidade pública para a Pastoral da Criança de Lorena


03/09/2003 16:45

Compartilhar:


Da asessoria do deputado Paiulo Neme

O deputado Paulo Neme (PTB) apresentou à Assembléia Legislativa projeto de lei que declara de utilidade pública a Pastoral da Criança de Lorena.

A entidade, lembra Paulo Neme, foi idealizada em 1982, durante reunião da ONU ocorrida em Genebra, na Suiça, quando o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, reuniu-se com James Grant, diretor executivo do UNICEF. No encontro Grant, mostrou que a igreja poderia ajudar a salvar milhares de vidas de crianças que morriam de doenças facilmente preveníveis como, por exemplo, a desidratação causada pela diarréia. O soro oral era considerado um dos maiores avanços da medicina na época. Voltando ao Brasil, Dom Paulo conversou com sua irmã, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, pedindo-lhe que pensasse numa maneira de concretizar essa idéia.

No ano seguinte, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - confiava a tarefa de criação e desenvolvimento da Pastoral da Criança à Zilda Arns Neumann e a Dom Geraldo Majella Agnelo, hoje presidente da CNBB.

A Pastoral da Criança, segundo Neme, é apontada como uma das mais importantes organizações comunitárias em todo o mundo a trabalhar nas áreas da saúde, nutrição e educação da criança, desde o ventre materno até os seis anos de vida, e de prevenção da violência no ambiente familiar, envolvendo necessariamente as famílias e comunidades.

Com o projeto de lei, Paulo Neme objetiva estabelecer ações conjuntas com o Estado de São Paulo para a realização de ações básicas de saúde, educação, assistência social, nutrição e cidadania nas comunidades atendidas, reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.

pneme@al.sp.gov.br

alesp