Parlamentar luta pelo fim do preconceito contra a epilepsia


02/03/2005 16:44

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Giba Marson

O deputado estadual Giba Marson (PV) recebeu nesta segunda-feira, 1º/3, representantes da Associação Brasileira de Epilepsia e se comprometeu a entrar na luta pelo fim do preconceito contra os portadores da doença.

De acordo com a assistente social e diretora da entidade, Regina Silvia Alves Muszkat, a epilepsia atinge em torno de 3% da população, mas a sociedade em geral não tem informação suficiente sobre a doença. Uma crise epiléptica muitas vezes é confundida com embriaguez, loucura ou possessão demoníaca.

A epilepsia é um distúrbio do cérebro e se expressa por crises repetidas manifestadas de diversas maneiras. A mais conhecida é identificada como "ataque epiléptico", um tipo de crise em que a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, salivação intensa, respiração ofegante, podendo às vezes até urinar.

A causa da epilepsia pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose (ovos de solitária no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas ou drogas etc. Em alguns casos pode ocorrer como resultado de alguma intercorrência antes ou durante o parto e muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à doença.

Para o deputado Giba Marson, é preciso falar abertamente sobre a epilepsia com o objetivo de levar informação para todos os segmentos da sociedade e acabar com o estigma que acompanha os pacientes. "Vamos abrir espaço para discutir a questão da epilepsia na Assembléia Legislativa, nos meios de comunicação, nas escolas e universidades, nas igrejas, clubes, associações e comunidades para desmitificar a doença."

Mais informações sobre a Associação Brasileira de Epilepsia podem ser obtidas no site: www.epilepsiabrasil.org.br, ou pelo telefone: 5579-3819.

gibamarson@al.sp.gov.br

alesp