Salas ociosas irão abrigar aulas de cursos técnicos


31/03/2010 19:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/PAULOALEXCURSOS3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado de Educação vai identificar salas ociosas em escolas estaduais da Baixada Santista, para implantação de cursos técnicos em parceria com o Centro Paula Souza, fundação estadual mantenedora de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec). O levantamento foi requerido pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que reivindica a oferta de cursos técnicos e capacitação profissional na região.

De acordo com o parlamentar, há pedidos para a criação de cursos técnicos em escolas de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente e cidades do Litoral Sul. As autorizações dependem da disponibilidade de salas, que será definida no levantamento solicitado às diretorias de ensino da região de Santos e São Vicente.

Em Cubatão, a Escola Estadual Afonso Schmidt, na Vila Paulista, já oferece três cursos técnicos em salas descentralizadas: Administração, Contabilidade e Informática. Como a procura é maior que o número de vagas oferecidas na unidade, existe a proposta de abrir novas salas em escolas de outros bairros. A supervisão dos cursos é da Etec local.

A pedido do deputado, a Escola Estadual Zulmira Campos, no Bairro Castelo, na zona noroeste de Santos, chegou a ser vistoriada em 20/5/2009 pelo engenheiro Luiz Antônio Brondi, do Centro Paula Souza. Na época, o uso compartilhado do imóvel foi aprovado. Ou seja, parte da escola continuaria com os cursos de ensino fundamental da rede estadual, e a outra parte ficaria com o Paula Souza para salas de extensão com cursos técnicos.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp