Comitiva palestina visita a Assembléia

Presidente Feldman propõe agendamento de audiência com Fernando Henrique Cardoso.
03/12/2001 20:54

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Walter Feldman, recebeu na manhã desta segunda-feira, 3/12, uma comitiva palestina que veio pedir o apoio do Parlamento paulista para o processo de paz no Oriente Médio.

O monsenhor Atallah Hanna, da Igreja Ortodoxa na Terra Santa e Jordânia, ressaltou a importância do Brasil neste processo. "Este é um país que recebe todas as religiões e, aqui, todas convivem solidariamente, sendo uma nação que tem a admiração de todo o povo palestino", ressaltou.

"A situação em que se encontra o povo palestino é muito ruim. Estamos chegando ao desespero, sem esperança", observou o presidente da Frente para a Paz e Igualdade, deputado Muhamed Baraka, pedindo um envolvimento maior do Brasil, através do presidente da República, neste trabalho para concretização do processo de paz. "O povo palestino gostaria de encontrar estabilidade em todas as situações. Estamos lutando pela vida", destacou.

Luta de irmãos

O presidente Feldman falou de sua disposição de luta para que o Oriente Médio encontre a paz. "O Oriente Médio, mais que outra região, é um solo sagrado. Se há um lugar onde Deus está presente é lá. Portanto, a morte e a guerra são inaceitáveis por todos esses aspectos", comentou, acrescentando que "essa é uma luta de irmãos e não é possível que tantas gerações vivam num clima de guerra".

Como resultado prático do encontro, Feldman propôs o agendamento de uma audiência com o presidente Fernando Henrique, reunindo palestinos e judeus numa discussão pela paz. O presidente mostrou ainda o desejo de constituir uma comitiva de parlamentares, inclusive de outras nações, para uma visita a Jerusalém como ajuda ao processo de paz. "Nossa disposição de busca da paz é absoluta", concluiu.

Integravam a comitiva de visitantes o embaixador da Palestina no Brasil, Musa Amer Oded; o diretor do Centro de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Árabe de Jerusalém, Monzer Aldajane; o diretor do Conselho Superior para a Indústria do Turismo Árabe-Palestino, Ali El-Khatib; e os deputados Salvador Khuriyeh (PSB), Donisete Braga (PT), Jamil Murad (PCdoB), César Callegari (PSB) e Milton Flávio (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia.

alesp