Educação Física obrigatória na rede estadual de ensino


12/02/2003 17:51

Compartilhar:


Da assessoria



Foi aprovado na Sessão Extraordinária de 11/2 o Projeto de Lei 716/02, de autoria do deputado Marquinho Tortorello (PPS), que dispõe sobre a obrigatoriedade das aulas de Educação Física na grade curricular da rede estadual de ensino, ministradas exclusivamente por professores especialistas.

"Com o respeito que os professores polivalentes merecem, mas na fase em que a motricidade infantil necessita de mais atenção é preciso um profissional especialista na matéria, não por uma questão de corporativismo como alguns apregoam erroneamente, mas, repito, pela atenção redobrada que a questão exige. Foi um erro absurdo a interpretação dada para a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação -- no que diz respeito à Educação Física."

Desde o inicio do século 20 verifica-se que a matéria já constava como obrigatória na grade curricular. Somente agora, nos último anos, é que se presenciou- a uma drástica redução do número de aulas da matéria. Quanto a esse fato, o deputado destacou a importância que o CREF - Conselho Regional de Educação Física -- vem tendo desde sua instalação, especificamente no subsidio de informações.

"O esporte e a Educação Física certamente não são panacéias, nem têm essa pretensão, mas certamente têm sido um grande instrumento de fomento para uma sociedade melhor."

A administração de São Caetano do Sul, cidade onde mora o deputado, por vezes é criticada quando destina percentuais de seu orçamento para a Educação e para o esporte. Hoje, comprovadamente, esses investimentos demonstram não serem em vão, quando se apresenta uma diminuição dos problemas de saúde, principalmente com relação a drogas. Sendo parte fundamental no conjunto de fatores que levam o Município a ter o melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano --e o menor Índice de Exclusão Social do Brasil.

"Não tenho o menor constrangimento, ao contrário, tenho muito orgulho de afirmar que a Educação Física, os esportes e seus profissionais tiveram fundamental importância para transformar o município no melhor do país"

O deputado Marquinho Tortorello lembrou ainda que a aprovação de seu projeto foi fruto de um grande entendimento entre a Liderança de Governo na Assembléia e demais lideranças partidárias desde o final do ano passado, e que a Assembléia demonstrou mais uma vez maturidade, reconhecendo as prerrogativas dos especialistas e aquilo que é mais benéfico para os estudantes.

Enfatizou ainda que já neste ano todos alunos da rede estadual de ensino terão aulas de Educação Física ministradas exclusivamente por professores especialistas, resultado não somente da aprovação do projeto, mas por toda a luta que a categoria vem travando para que isso acontecesse.

alesp