Deputado prioriza saúde na LDO para 2003

Medicina preventiva e mais recursos para a rede pública de saúde são alguns dos objetivos do deputado Gondim
29/05/2002 14:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) apresentou cerca de 70 emendas à LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - para o próximo ano. A área da saúde foi priorizada com emendas que visam a ampliação e a melhoria do serviço da rede pública, que na opinião do deputado, está carente de recursos, equipamentos e profissionais especializados.

"Tenho percorrido todo o Estado e verifiquei que as Santas Casas, os hospitais filantrópicos e toda a rede pública de saúde estão vivendo uma situação muito difícil com a falta de condições para garantir um bom atendimento à população. Através dessas emendas, esperamos destinar verbas, equipamentos e programas especializados que serão dirigidos às camadas mais necessitadas da população."

Para o Programa de Saúde da Família - Qualis - o parlamentar propõe uma ampliação do número de equipes para melhor atender a população dos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Paulo. O objetivo é prestar atendimento a 500.000 pessoas.

Como médico ginecologista, Gondim defende a implantação de um programa de medicina preventiva e planejamento familiar em todo o Estado de São Paulo. Entre as emendas apresentadas à LDO, destacam-se aquelas que dão prioridade à realização anual de exame de papanicolau em todas as mulheres com mais de 18 anos. A preocupação do parlamentar é com a crescente incidência de câncer do colo de útero, que atinge cada vez mais a população feminina nas últimas décadas.

A prevenção do câncer de mama também está contemplada nas emendas de Gondim à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado. Ele propõe um aumento significativo nos exames de mamografia como forma de realizar esse procedimento preventivo em 100% das mulheres com idade superior a 40 anos.

Além disso, outra emenda visa equipar as Santas Casas de Misericórdia e os hospitais filantrópicos do Estado com mamógrafos, aparelhos de raios X, incubadoras eletrônicas, berços aquecidos e aparelhos de fototerapia. Para essas instituições de saúde, o deputado também propõe a concessão de subvenções para ajudá-las a enfrentar a grave crise financeira que estão atravessando.

Para toda a rede pública de saúde, o deputado Gondim propõe a aquisição de aparelhos de alta resolução, como o de ressonância magnética, como forma de reduzir a carência de infra-estrutura na área da saúde.

Destinar recursos para a viabilização de projetos de pesquisa científica com tecnologia de ponta, visando a identificação e o cuidado preventivo do câncer é outra proposta do deputado para a LDO.

Gravidez e Planejamento Familiar - Na opinião do deputado Gondim, é dever do governo do Estado investir na área da saúde pública, levando informações sobre os métodos contraceptivos existentes, inclusive disponibilizando-os nos postos de saúde. Para isso, ele propõe a formação de servidores estaduais de nível médio para o desenvolvimento do programa de planejamento familiar a ser desenvolvido pelo Estado. Outra preocupação do parlamentar é levar informações à população sobre a prevenção e detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis, inclusive Aids, além de tuberculose, lepra, dengue e outras moléstias que continuam incidindo de forma crescente no Estado de São Paulo. A este respeito, ele propõe a implantação de campanhas educativas, através da mídia, destinadas à orientação na identificação de sintomas e na realização dos cuidados preventivos para evitar o aumento destas doenças.

Como obstetra, Gondim também defende um melhor atendimento às gestantes, visando aumentar o número de partos normais, considerados bem mais simples e seguros tanto para a mulher, como para o bebê. Neste sentido, ele sugere a implantação de 100 casas de cuidados intermediários para as gestantes no Estado de São Paulo, principalmente nos municípios do interior para evitar a realização de cesarianas, muitas vezes desnecessárias.

Preocupado com a falta de atendimento especializado aos idosos, uma das emendas do deputado Gondim visa garantir a presença diária de um geriatra em todos os postos de saúde do Estado, com a finalidade de prevenir as doenças degenerativas comuns à população da terceira idade e garantir-lhe melhor qualidade de vida.

Outra parcela da população que também merece atenção especial, é a dos dependentes químicos de drogas e álcool. Para garantir um melhor atendimento a estes pacientes, o parlamentar propõe um aumento no repasse de recursos do poder público às entidades que trabalham na recuperação deles. O deputado Gondim propôs ainda a aquisição de ambulâncias e equipamentos especializados às unidades básicas de saúde para as diversas regiões do Estado de São Paulo.

alesp