Sebrae-SP e Assembléia Legislativa assinam acordo de cooperação

Objetivo é prestar suporte técnico à formulação de políticas públicas em prol das micro e pequenas empresas
22/06/2004 18:30

Compartilhar:


Da assessoria de comunicação do Sebrae

A formulação de políticas públicas em prol das micro e pequenas empresas ganha um novo reforço com a assinatura do protocolo de intenções entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que acontecerá nesta quarta-feira, 23/6, às 9h, durante o Seminário Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo.

De acordo com Silvério Crestana, assessor de políticas públicas do Sebrae-SP, a assinatura do convênio vai "consolidar a cooperação já existente entre as casas, uma vez que técnicos da entidade já prestam suporte para formulação de políticas estaduais que dizem respeito aos pequenos negócios".

Pelo termo, que será assinado pelo presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, e pelo diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, vão merecer destaque a assessoria no campo da legislação, principalmente nas questões tributária, tecnologia e meio ambiente.Com previsão de vigorar por 60 meses, a partir de julho a equipe do Sebrae-SP estará subsidiando com informações técnicas os membros das Comissões Permanentes e Temporárias, as Frentes Parlamentares da Assembléia Legislativa e do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado.

Além disto, ocorrerá a integração, atualização e alimentação de banco de dados pertinente ao tema e a promoção de debates, seminários e eventos.

Mudança radical

Durante o seminário de Arranjos Produtivos Locais (APLs), o gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae-SP, Paulo Roberto Tebaldi, vai mostrar a experiência da entidade neste campo no âmbito estadual.Atualmente, 18 APLs contam com o apoio do Sebrae-SP, nos segmentos de jóias, semi-jóias, móveis de madeira, confecção (cama, mesa, banho), cerâmica vermelha, autopeças e plásticos, confecção (bichos de pelúcia), calçados femininos, infantis e masculinos, produtos cerâmicos não refratários e têxtil.Os casos de Tabatinga (confecção de bichos de pelúcia) e de Jaú (calçados) serão apresentados como referência.

Em Tabatinga, por exemplo, cidade de 12 mil habitantes e com economia baseada na citricultura e cana-de-açúcar, o Sebrae-SP começou a atuar em 1999, com a realização de um diagnóstico. Em parceria com a prefeitura, Associação Comercial e Empresarial, empresários de 22 empresas do segmento participaram do programa de melhoria de competitividade produtiva, gerencial e mercadológica. Em pouco mais de dois anos os resultados são expressivos: aumento de 31% do faturamento médio mensal, ampliação em 56% do pessoal ocupado, 16% de produtividade, redução de 43% do retrabalho e de 35% do prazo de entrega. Cinco empresas estão em fase de certificação pelo Inmetro.

O reflexo na comunidade empresarial local também foi constatado com a expansão do número de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

alesp