Projeto sugere criação de feira artesanal em Sarapuí


28/05/2004 16:49

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Maria Lúcia Amary (PSDB) colocou à disposição da Associação Comercial de Sarapuí o projeto que ela ajudou a desenvolver em Sorocaba para a criação da Feira de Artesanato. O objetivo é ajudar os artesãos da cidade a se organizarem para melhorar os seus produtos e ampliar a capacidade de geração de renda. O trabalho deverá ser feito por meio de uma associação cultural e uma cooperativa de artesanato, que a Associação Comercial pretende criar para estabelecer uma rede de serviços de turismo rural. "Precisamos desenvolver os nossos municípios pelo que eles têm de potencialidades, e o artesanato tem uma função até social porque une famílias e não exige infra-estrutura grande", ressaltou a parlamentar.

A Associação Comercial de Sarapuí também conseguiu firmar parceria com o Sindicato de bares, hotéis e restaurantes de Sorocaba e Região e com o Senar para a realização de cursos que ensinem como fazer compotas e doces. Esses produtos, que são tradicionais na cidade, oferecem oportunidade de renda e de negócios para trabalhadores que não dispõe de muito recurso financeiro. A entidade ainda investe no trabalho com crianças e adolescentes.

A diretoria montou um núcleo do "Projeto Degrau", uma iniciativa que oferece cursos profissionalizantes a crianças de 14 a 17 anos. Uma turma de 20 crianças está sendo preparada para o mercado de trabalho e outras cinco já trabalham a partir do desenvolvimento do projeto neste ano.

O "Projeto Degrau" é amparado por uma lei federal e realizado pela ONG Palmas, criada há dois anos para dar validade ao projeto. "Na ONG, as crianças também aprendem artesanato e recebem apoio psicológico e outras aulas ministradas por professores voluntários, tudo dentro da escola estadual Profª Flora Prestes César, no centro", explica a parlamentar

Maria Lúcia Amary também pretende repassar para a Associação Comercial de Sarapuí o projeto que desenvolveu em Sorocaba denominado "Educação para o Trabalho". Esse projeto deu a ela o Selo Senac. Trata-se de um programa que prepara jovens com idades entre 14 e 16 anos para ingressar no mercado de trabalho. Segundo a deputada, o índice de empregabilidade dos alunos do programa é de 81%.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp