Garantido recurso para instituto jundiaiense


21/01/2009 16:55

Compartilhar:


Fundado em 1941 com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal de pessoas portadoras de deficiência visual, o Instituto Jundiaiense Luiz Braille está prestes a adquirir um novo equipamento para a impressão de material em braille, essencial para a continuidade das atividades mantidas pela entidade. A aquisição será possível graças à emenda parlamentar proposta pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) junto ao governo do Estado, no valor de R$ 30 mil.

"Hoje contamos com uma máquina muito velha. Se ela parar, nós paramos também. Por isso, temos a máxima urgência de garantir a aquisição de um novo equipamento. Além de possibilitar a continuidade do trabalho, o novo equipamento permitirá uma economia considerável, já que possui tecnologia para a impressão frente e verso", esclarece o vice-presidente da entidade, José Carlos de Lima.

Segundo o vice-presidente, o equipamento é imprescindível, uma vez que todo o material utilizado no centro, inclusive na área pedagógica, é inteiramente confeccionado pela entidade. Situada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a entidade presta atendimento ainda aos moradores de cidades vizinhas, como Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itupeva, Itatiba, Louveira e Várzea Paulista.

Atualmente, o instituto tem como missão orientar, atender e assistir os deficientes visuais, visando a integração familiar, profissional e social, bem como a habilitação ou reabilitação - social e profissional - de pessoas cegas ou com baixa visão e também de portadores de deficiências múltiplas (associadas à deficiência visual).

Para isso, a entidade oferece, além da pedagogia, serviços nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, estimulação visual e avaliação ortóptica (avaliação oftalmológica e auxílio óptico). O instituto mantém ainda um consultório oftalmológico e de especialidades.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp